//Evento reúne 700 participantes

Evento reúne 700 participantes

33ª edição da Conferência Anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT).

De 02 a 07 de novembro de 2020, Aveiro recebe o maior e mais importante evento anual da AEHT, que serve como mostra das áreas que a Associação abarca, o qual trará à região de Aveiro mais de 700 participantes de 40 nacionalidades diferentes.

A entidade organizadora do evento é a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (EFTA) cujo diretor, Manuel Torrão, diz esperar que este seja “um momento de partilha entre as escolas associadas bem como proporcionar aos alunos um importante conjunto de experiências práticas e de intercâmbio”.

Esta Conferência integra uma competição Europeia nas áreas de Baristas, Bar/Cocktail, Serviço de Restaurante, Serviço de Vinhos, Arte Culinária, Pastelaria, Decathlon, Front Office, Gestão Hoteleira e Destinos Turísticos, onde participarão os estudantes das diversas escolas europeias que integram a AEHT. Nestas competições são enfatizados os múltiplos departamentos das áreas referidas, fornecendo a todos os participantes um fórum para discussão e troca de ideias.

Paralelamente a esta 33ª Conferência, a EFTA em articulação com os seus principais parceiros (Município de Aveiro, Turismo do Centro, Associação Industrial e Turismo de Portugal/Escolas), programou visitas turísticas e diversos contactos entre os participantes da Conferência e os sectores turísticos da região. Para Manuel Torrão “parte destes estudantes que nos vão visitar serão decisores nos tempos próximos, pretendendo com este intercâmbio, deixar um cartão-de-visita da região aos participantes”.

A conferência de imprensa para apresentação do evento teve como intervenientes Manuel Torrão, diretor da EFTA e principal responsável pela organização desta 33ª edição, e os principais patrocinadores do evento: José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e Paulo Revés, diretor do Departamento de Dinamização Escolar e Cooperação Internacional das Escolas do Turismo de Portugal.

A Escola de Formação Profissional de Turismo de Aveiro foi criada em 2006, por um conjunto de empresas privadas, com o objetivo formar profissionais para as áreas de restauração e turismo.

De acordo com o seu diretor, “a prioridade da EFTA é contribuir para uma formação de excelência, para isso os seus alunos contam com uma equipa técnica especializada que faz todos os dias o melhor em prol do ensino dos jovens e dos profissionais de amanhã”.

Atualmente a escola conta com 300 alunos, divididos pelos diversos cursos (de ensino secundário e pós secundário) e 45 colaboradores, entre pessoal docente e administrativo.