//EUA ‘bebem’ 11% dos vinhos tranquilos que exportamos

EUA ‘bebem’ 11% dos vinhos tranquilos que exportamos

O mercado dos EUA é já o principal mercado dos vinhos tranquilos portugueses (tintos, brancos, rosés) mas “ ainda há margem para crescer”.

A informação foi prestada à Lusa pelo presidente da Viniportugal a propósito de novas ações de promoção nos EUA. Jorge Monteiro revelou que “os EUA representam 11% da exportação em valor dos vinhos tranquilos, são o nosso primeiro mercado, mas ainda há muito trabalho a fazer como, por exemplo, alargar a nossa presença a outros Estados”.

A posição já conseguida pelos exportadores portugueses do setor dos vinhos é positiva mas exige a continuidade do esforço, nomeadamente com o reforço do investimento para consolidar a posição conseguida pelo que “o nosso objetivo é consolidar a presença dos vinhos de Portugal nos mercados já investidos e não dispersar recursos sem garantia de obtenção de resultados sólidos”, explicou o líder da associação a quem cabe a promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência valorizando a marca Wines of Portugal.

Jorge Monteiro lembrou que Portugal se distingue pela diversidade dos produtos que apresenta, nomeadamente reforçando a presença de castas que ainda são pouco conhecidas entre os consumidores americanos. Não dar prioridade aos vinhos melhores, mas sim aos vinhos diferentes e que apresentem uma boa qualidade/preço.

O presidente da Viniportugal declarou que é importante manter o modelo de promoção que procura sempre responder às exigências do mercado, revelando ainda que se prevê, em 2018, a realização de cerca de 90 ações de promoção do vinho português, em território nacional e internacionalmente.

A ViniPortugal

é a Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola, reconhecida por Despacho do Ministério da Agricultura, sendo também a entidade gestora da Marca Wines of Portugal. A sua Missão é a promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência valorizando a marca Wines of Portugal.

Fundada em 1997 enquanto associação privada sem fins lucrativos, agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

Através da ViniPortugal, a marca Wines of Portugal está presente de forma consistente em 4 continentes e 14 mercados estratégicos. Com um investimento anual de perto de 7 milhões de euros são realizadas mais de 100 acções anuais de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo mais de 370 agentes económicos nacionais.