//Disponíveis 800 receitas de Maria de Lourdes Modesto

Disponíveis 800 receitas de Maria de Lourdes Modesto

O livro de culinária mais vendido em Portugal, ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’, tem as receitas disponíveis online.

Da autoria da gastrónoma Maria de Lourdes Modesto, as receitas do livro que regista até ao momento quase 30 edições, estão disponíveis através do site da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.

No referido site a autora começa por explicar:

“Antes de vos dizer como consegui este ACERVO da nossa Cozinha Tradicional, permitam-me que agradeça à ACPP ter aceitado conservar e divulgar os milhares de receitas que, em 1961, recebi generosamente dos espectadores da RTP.
Os espectadores de então aspiravam a que nos ecrãs se exibisse a cozinha de que gostavam e lhes sabia a lar: a Cozinha Tradicional Portuguesa. Exigiram à apresentadora do programa de culinária, que eu era, que mostrasse ao País o que de bom se fazia nas cozinhas de suas casas. Satisfazê-los não foi fácil, pois cada receita pode apresentar dez ou mais variantes.”

Idalina Saraiva responsável técnica da Biblioteca Gastronómica ACPP, revelou que este foi “um trabalho moroso, de muitas horas, muitos dias, muitos meses. Mas que fiz com gosto dado a sua importância. Um trabalho que merecia um manuseamento delicado, dado a antiguidade da maioria dos documentos.”

Foi em 1958 que Maria de Lourdes Modesto iniciou a sua participação na televisão, mostrando logo um enorme à vontade perante as câmaras e uma extraordinária capacidade de cativar o grande público para a ‘descoberta’ da gastronomia tradicional.

No arquivo online são agora disponibilizadas centenas de receitas recolhidas durante mais de duas décadas, apresentadas pelas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Ribatejo, Estremadura, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. De todas estas regiões chegaram à autora do livro, receitas enviadas por milhares de admiradores anónimos que permitiram à autora partilhar este ‘tesouro’ com várias gerações de portugueses (as),

Para além do livro de cozinha de maior sucessoem Portugal o ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’, que vendeu mais de 400 mil exemplares, Maria de Lourdes Modesto é autora de muitos outros como por exemplo, ‘Receitas Escolhidas’ , Festas e Comeres do Povo Português (com Afonso Praça) e, mais recentemente, ‘ Sabores com Histórias’.

Pode consultar todo o acervo AQUI: https://www.acpp.pt/maria-de-lourdes-modesto

Na foto: Presidente ACPP Chefe Carlos Madeira, Maria de Lourdes Modesto, Virgílio Gomes e Chefe António Boia.