//“Com esta nova experiência tenho já imensas ideias…”

“Com esta nova experiência tenho já imensas ideias…”

A nova ‘Rainha das Vindimas de Portugal’ fala da experiência vivida e das expetativas que já criou.

A jovem Cátia Mateus tem de 19 anos, reside em Vila Nova da Rainha, uma freguesia do concelho de Azambuja e frequenta a licenciatura em Dietética e Nutrição.

Esteve integrada no grupo de 17 bonitas jovens que, com o objetivo de participarem na eleição da ‘Rainha das Vindimas de Portugal’ passaram três dias em ‘Peso da Régua – Cidade do Vinho 2019’.

Desta estadia, Cátia guardou algumas recordações: “A primeira foi, sem dúvida, a beleza da paisagem vinhateira refletida no Douro. Não me lembro de local tão bonito. Em cada canto observava a conjugação do verde das vinhas com o azul do céu o que, para uma amante da natureza como eu, foi algo muitíssimo especial”.

Mas a jovem ribatejana ‘trouxe’ mais: “O segundo momento, posso dividir em dois: quando fui anunciada como vencedora e senti uma imensidão de emoções que me fizeram finalmente entender que tenho tudo o que necessito para alcançar os meus sonhos, aplicando-me e trabalhando para o conseguir. E também a troca de olhares, após a coroação, com uma amiga que conheci graças a esta experiência. Foi uma troca de olhares que acartou tanta alegria que nos levou às lágrimas e foi aqui que percebi que, desta experiência, para além das memórias, trouxe também amizades para a vida.

Com uma excelente capacidade de comunicação, demonstrada na exposição apresentada ao júri sobre o tema Enoturismo, vinha e vinho e também no entusiasmo e espontaneidade do ‘convite’ ao público para visitar o seu concelho, Cátia tem já projetos para o pós-eleição.

“Tudo isto foi uma grande aventura e com esta nova experiência tenho já imensas ideias que gostaria de concretizar ao longe deste ‘reinado’.

Comecei a esboçar um projeto para apresentar ao meu município, com o qual pretendo demonstrar aos estudantes do ensino secundário os benefícios do consumo moderado de vinho e os malefícios do consumo em excesso.

Para além disso, gostaria de promover o concurso Rainha das Vindimas junto das jovens pois no meu ponto de vista é uma experiência que contribui para o nosso crescimento pessoal e cultural. Por fim, gostaria de poder participar nas atividades e eventos relacionados com a promoção das nossas terras vinhateiras e conhecer a história, a cultura e as suas ofertas enoturísticas”, conclui a nova ‘Rainha’ do mundo rural que no próximo ano estará em ‘Pinhel-Cidade do Vinho 2010’ para passar a ‘coroa’.

Foto de capa: Jorge Alminhas (Peso da Régua)