Em Lagoa pode escolher o que quer comer e beber e… a praia com menor lotação.
Para além dos tradicionais peixes grelhados, pode escolher entre a oferta deste concelho algarvio especialidades como Biqueirão estivado, Cavala de conserva com cenoura temperada, Sopa de Lingueirão com batata-doce, Moreia frita, Muxama de atum, Peixe Alimado, Ovas de Polvo Secas e Feijoada de Buzinas, entre muitas outras, sem esquecer a doçaria tradicional de que destacam os ‘Florados de Lagoa’.
Mas também não será fácil a decisão de escolher o acompanhamento vínico entre os vários produtores que existem em Lagoa com vinhos de muita qualidade, que até merecem uma bonita rotunda.
Mais fácil será decidir, antes do almoço ou de tarde antes do jantar, a praia para onde deve dirigir-se, porque este município conta agora com um sistema de sensores que permite conhecer o nível de lotação de cada zona balnear.
As praias do concelho de Lagoa, possuem um sistema de contagem automática das entradas e saídas em cada praia, em tempo real sendo, portanto, possível conhecer, antes de ir para a praia, o nível de lotação de cada zona e fazer uma escolha mais informada.
A informação recolhida pelos sensores instalados pelo Município é tratada automaticamente no contexto da “smart city” e disponibilizada ao público nos canais de comunicação municipal – website, perfil de facebook – mas também por outras entidades, como por exemplo a aplicação móvel “Info praia” da APA para smartphones ou tablets, que pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” e da “App Store”.
A informação é apresentada de uma forma parecida à dos semáforos. Neste caso o semáforo vermelho não proíbe a entrada, mas alerta para que o nível de ocupação dessa praia está acima dos dois terços da sua capacidade máxima. O semáforo amarelo indica que a lotação da praia ultrapassou um terço da capacidade prevista, mas ainda não passou os dois terços dessa capacidade. O verde indica que a praia está pouco lotada, ou seja, não esgotou ainda um terço da capacidade que tem.
“Com o melhor cumprimento das regras de segurança e distanciamento, será possível continuar a usufruir do melhor que o verão e as magníficas praias do nosso concelho têm para oferecer, sem esquecer que temos agora novas exigências na convivialidade” referiu Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.
Foto interior: Florados do Algarve
You must be logged in to post a comment.