Arranca em setembro a 2ª edição desta iniciativa para valorização dos Queijos DOP.
Encontram-se abertas as candidaturas para a ‘Escola de Queijeiros’ uma Iniciativa formativa ao abrigo do ‘Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro’, que terá como objetivo central a capacitação de indivíduos para a produção de Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), especificamente Queijos Serra da Estrela DOP, Queijos Beira Baixa DOP e Queijos Rabaçal DOP.
A ‘Escola de Queijeiros’ é uma ação inovadora na Região Centro que contribui para o reforço e rejuvenescimento da atividade e valorização dos Queijos DOP como recursos endógenos de excelência desta Região. A boa recetividade da 1ª edição, decorrida em Outubro de 2020, permitiu avançar para uma 2ª edição para a qual as inscrições, sem qualquer custo associado, decorrem até ao próximo dia 12 de Setembro de 2021.
Esta 2ª edição conta com um total de 30 vagas disponíveis e abrange as 3 regiões DOP daRegião Centro: Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal e decorrerá na Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) e Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). A carga Horária prevista para este curso é de 80 horas em regime de horário laboral, sendo que dessas, 40 horas estarão destinadas à componente teórica e as restantes 40 destinadas à componente prática a realizar em contexto de trabalho, em queijarias de cada região DOP, produtoras de queijos DOP.
De entre os vários conteúdos temáticos a abordar incluem-se: legislação aplicada ao setor dos lacticínios, requisitos específicos para a produção de queijo DOP em cada uma das Regiões abrangidas, boas práticas de higiene e de fabrico segundo as normas de qualidade e segurança alimentar; higiene e saúde no trabalho e da legislação em vigor.
À semelhança da ‘Escola de Pastores’ esta ação formativa integrada no ‘Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro’ é financiada pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia através do FEDER.
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento e valorização desta fileira, fomentando a alavancando a procura mercado dos queijos com DOP da Região Centro como produtos de qualidade diferenciada reconhecida. Através de uma estratégia alargada, concertada e integrada à escala regional, o projeto integra ações inovadoras dirigidas a todos os agentes da fileira, desde o produtor de leite ao consumidor final, com o objetivo de apoiar e ajudar a minimizar os estrangulamentos que se têm vindo a fazer sentir nesta cadeia de valor. O projeto envolve um consórcio de parceria composto por 14 entidades regionais e locais e tem como entidade Líder a InovCluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro.
A Denominação de Origem Protegida (DOP) é a designação regulamentada pela União Europeia que protege os nomes dos produtos cuja produção, elaboração e transformação ocorrem numa região delimitada, com um saber-fazer devidamente reconhecido e verificado.
Com uma forte expressão na região interior centro, os Queijo Serra da Estrela DOP, Queijos da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP, evidenciam-se como dos principais produtos endógenos do território, assim como dos que maior potencial de crescimento e impulsionamento de outras atividades apresentam.
You must be logged in to post a comment.