//Ermelinda Freitas: Produtor Europeu do Ano

Ermelinda Freitas: Produtor Europeu do Ano

Conceituado concurso do Reino Unido atribui distinção a empresa de Palmela.

A Casa Ermelinda Freitas foi eleita ‘Produtor Europeu de 2019 pelo ‘Sommelier Wine Awards’ (SWA) que se realiza todos anualmente em Inglaterra.

A empresa localizada na região vitivinícola da Península de Setúbal conquistou, assim, a primeira distinção deste organismo atribuída a um produtor português de vinhos tranquilos, já que até agora este prémio apenas tinha sido atribuído a um produtor de vinho Madeira.

O ‘The Sommelier Wine Awards’ é o principal concurso de vinhos direcionado para o canal HORECA (Hoteis, Restaurantes, Cafés) do Reino Unido.

Prémio FIJEV

A Casa Ermelinda Freitas nesta mesma semana obteve o prémio mais alto atribuído pela Federação Internacional de Jornalistas de Vinhos e Bebidas Espirituosas (FIJEV) no Concurso Citadelle du Vin em Bordéus, França, com o seu vinho: Vinha da Fonte Reserva 2016.

O ano de 2019 não podia estar a correr melhor para a Casa Ermelinda Freitas, que até à data já conquistou 158 prémios, entre os quais: 9 Medalhas de Grande Ouro, 88 Medalhas de Ouro e 48 Medalhas de Prata.

Tantas e tão honrosas distinções atribuídas aos vinhos desta casa com quase 100 anos de existência e com profundas raízes no sul de Portugal, mais propriamente em Fernando Pó na região da Península de Setúbal, constituem o reconhecimento da grande qualidade dos vinhos que produz.

A Casa Ermelinda Freitas

A empresa, iniciada em 1920 por Deonilde Freitas, continuada por Germana Freitas e mais tarde por Ermelinda Freitas, sempre dedicou especial atenção ao vinho. Pelo desaparecimento precoce do seu marido, Manuel João de Freitas, Ermelinda deu continuidade à empresa com colaboração da sua filha única, Leonor, que embora com formação fora da área vitivinícola, tomou a liderança da empresa reforçando assim a presença feminina na sua gestão.

Desde a primeira geração que esta casa aposta na qualidade das vinhas e dos vinhos, que inicialmente eram produzidos e vendidos a granel sem marca própria. Foi com a atual gestão que se deu a grande mudança de se criar marcas próprias. Assim, em 1997, iniciou-se um novo ciclo com o ‘Terras do Pó’ tinto, primeiro vinho produzido e engarrafado da Casa Ermelinda Freitas.