//Enoturismo mundial ‘está’ em Portugal

Enoturismo mundial ‘está’ em Portugal

Presidente da República inaugurou sede da Associação Mundial de Enoturismo (AMETUR).

A sede da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, situada no Mercado Municipal de Torres Vedras, foi inaugurada no dia 11 de novembro, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para quem, a sede da AMETUR “mais do que um espaço físico […] é a presença de Portugal no mundo através do vinho”.

Para José Arruda, esta associação mundial que foi oficialmente constituída a 21 de novembro de 2020, em Torres Vedras, está já a “criar uma rede de trabalho alargada aos diferentes continentes, que reúna especialistas de enoturismo e entidades que trabalhem esta área para que, juntos, possam discutir este importante segmento de mercado, trocar experiências, dar a conhecer casos de sucesso e divulgar e reproduzir o que de melhor se faz nesta área“, afirmou o presidente da AMETUR.

 

 

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, destacou a importância do município integrar “redes colaborativas como a AMPV e a AMETUR neste caminho de afirmação do território” enquanto Luís Encarnação, presidente da AMPV declarou que “este é um projeto de enorme importância, que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho tem um enorme orgulho em apadrinhar”.

A AMETUR está representada em países da América do Sul e da Europa contando, entre os sócios fundadores e corpos sociais com a Iter Vitis Europa que representa 24 países. São também parceiras da AMETUR a Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho; a Acevin, associação espanhola de cidades do vinho; a associação italiana Città del Vino; a In Rural Europe, a ARVP – Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

 

 

Assembleia da AMETUR 

No dia da inauguração, 11 de novembro, teve também lugar a Assembleia da AMETUR, no Salão Nobre da Assembleia Municipal de Torres Vedras. Nesta assembleia foram eleitos os novos órgãos sociais da associação e colocado à aprovação o dia 11 de novembro como o Dia do Consumo Moderado de Vinho. A AMETUR irá também constituir-se parceira do Dia Mundial do Enoturismo, que se celebra todos os anos no 2º domingo de novembro.

Em data a anunciar realizar-se-á a primeira reunião (presencial e online) da direção, como o objetivo de definir o plano de ação para o ano de 2023, para além das iniciativas já assumidas de realização do Congresso Latino-Americano de Enoturismo; Congresso Europeu de Enoturismo e assinalar o Dia Mundial do Enoturismo e o Dia do Consumo Moderado de Vinho.

 

Os corpos sociais da AMETUR são:

 

DIREÇÃO

PRESIDENTE: José Arruda – AMPV – Portugal

VICE-PRESIDENTES

Um representante do Brasil (a designar)

Angelo Rabica – Citta del Vino – Italia

Guillhermo Barleta – Argentina
Rosa Melchior – Acevin – Espanha
Um representante do Uruguai (a designar)

Secretária: Maria de Lurdes Vaz
Tesoureiro: Amilcar Malhó
Vogal: Ivane Favero – Brasil

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE: Jorge Sampaio – ARVP
Vice-Presidente: Emanuella Panke – Iter Vitis
Secretario: In Rural Europe

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE: José Calixto
Vice-Presidente: António Pé Curto
Relator: António Oliveira