A Wine Enthusiast colocou a região dos Vinhos de Lisboa no seu ‘top 10’ do enoturismo mundial para 2019.
É mais um importante passo no caminho da afirmação do enoturismo em Portugal. Desta vez foi a Wine Enthusiast, revista de referência internacional com uma forte componente de informação e influência no mundo dos vinhos, a colocar a região vitivinícola de Lisboa entre as dez melhores destinos do mundo.
Para justificar a posição da região portuguesa no seu ‘top 10’ do enoturismo mundial para 2019 a revista afirma que “até há pouco tempo, esta era uma das grandes regiões por descobrir da Europa” destacando entre as virtudes do destino a “preservação da tradição” e os “vinhos deliciosos”.
No texto agora publicado é sublinhada a “posição da região vitivinícola de Lisboa ao longo do Atlântico, oferecendo uma grande diversidade de solos, microclimas e topografias, colocando mesmo em destaque as vinhas de Colares que “cultivadas nas areias, são resistente à filoxera e apresentam-se como aranhas de longas pernas” que oferecem castas como Ramisco para “tintos saborosos” e Malvasia para “brancos salinos”.
Toscano Rico, presidente da CVR Vinhos de Lisboa considera que “ esta distinção vem premiar o trabalho sustentado que temos vindo a desenvolver, sobretudo nesta década, onde se tem registado um aumento no volume de vinhos certificados e também na exportação”.
O facto de Lisboa passar a ser “a única capital do mundo com uma região vitivinícola com dimensão e qualidade tal que motivem uma distinção deste calibre” é de grande importância mas não podemos ignorar que “o turismo da cidade terá também contribuído para a inclusão” no top 10, referiu o presidente da CVR Lisboa.
A Região Vitivinícola de Lisboa inclui as Denominações de Origem (DO) de Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras, além de Vinho Regional Lisboa.
Foto: Torres Vedras – Cidade Europeia do Vinho 2018