//Enoturismo em Oeiras
enoturismo oeiras

Enoturismo em Oeiras

Visitas guiadas às vinhas, adegas de produção e de envelhecimento, e uma prova de vinhos.

Oeiras comemorou o ‘Dia Mundial do Enoturismo’ que se assinala anualmente no segundo domingo de novembro, com a apresentação de uma nova oferta turística, dedicada ao Vinho Carcavelos ‘Villa Oeiras’.

O programa de comemorações arrancou no dia 7 de novembro, na Adega do Palácio Marquês de Pombal, com uma prova comentada de vinhos de produtores aderentes à Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, cujo objetivo foi dar a conhecer ao público os vinhos destas três regiões demarcadas. Uma prova que contou com os produtores Ramilo Wines (Colares), Quinta da Murta (Bucelas) e o próprio município de Oeiras (Carcavelos), que produz o vinho Villa Oeiras.

enoturismo

Nos dias 16 e 17 de novembro foi a vez de receber agentes turísticos e jornalistas, numa visita guiada às vinhas, à Adega Casal da Manteiga e à Adega do Palácio Marquês de Pombal, seguidos de uma prova comentada de seis vinhos Villa Oeiras, juntamente com harmonizações promovidas pela Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos.

O Enoturismo é uma das mais recentes apostas do Município de Oeiras para a divulgação, promoção e conservação deste património identitário que é o Vinho de Carcavelos Villa Oeiras.

O programa estará disponível em três idiomas: Português, Inglês e Francês, visitas guiadas às adegas, provas comentadas de vinhos Villa Oeiras e harmonizações variadas (2, 4 ou 6 vinhos) com vários preços.

Em Oeiras, a produção, da responsabilidade do município, acontece essencialmente na Adega do Casal da Manteiga, seguindo-se o envelhecimento, entre sete a quinze anos, em pipas de madeira selecionadas.

enoturismo

Além da Adega do Casal da Manteiga, a programação enoturística dá a conhecer o funcionamento da quinta e as suas vinhas onde podem encontrar-se videiras das castas Galego Dourado, Ratinho e Arinto.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e assinala-se, anualmente, no segundo domingo de novembro (14 nov. 2021), com programas próprios promovidos nas cidades associadas.