//Enólogo Revelação do Ano

Enólogo Revelação do Ano

Revista de Vinhos atribuiu distinção a Tiago Sampaio, autor de vinhos e consultor de projetos.

Na 24ª edição dos ‘Melhores do ano 2020’, prémios promovidos pela Revista de Vinhos, o jovem Tiago Sampaio “criador dos Uivo, entre outros vinhos de filosofia minimalista”, como refere o promotor do evento, conquistou o prémio ‘Enólogo Revelação do Ano’.

Tiago Sampaio é o jovem viticultor e enólogo da foliasdebaco.com, o projeto fundado por ele em 2007. Estudou agricultura em Santo Tirso, prosseguindo cinco anos de estudos universitários em Vila Real. Seguiu-se os estudos de doutoramento em Oregon, em Viticultura e Enologia.
Tem desenvolvido trabalho na área da viticultura sustentável e na produção de vinhos naturais e é desse encontro entre as tradições vitivinícolas do Douro e os seus estudos e investigação, que nasce uma gama irreverente e única de vinhos brancos, tintos, espumantes e doces.

A Makro Portugal voltou a apoiar este evento que, face ao atual contexto e às medidas de confinamento, foi realizado num formato virtual e transmitido nas redes sociais da Revista de Vinhos.
Filipa Herédia, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal partilha que ”Viver a paixão pela Gastronomia portuguesa levando ao mundo a sua diversidade é o propósito da makro e continuar a apoiar este evento confirma a nossa visão” e acrescenta “O vinho é uma parte essencial da cultura e da nossa gastronomia e felicitamos o Tiago Sampaio pelo seu merecido reconhecimento”.

Outros distinguidos da ‘componente’ vinhos nesta edição dos ‘Melhores do ano 2020’ foram:

– António Guedes e Roberto Guedes, que presidiram até há pouco o Conselho de Administração da Aveleda, foram distinguidos com o ‘Prémio Homenagem’.
– Enólogo Domingos Soares Franco como ‘Personalidade do Ano no Vinho’.
– Casa da Passarella Vindima 2009, tinto elaborado no Dão, foi eleito ‘Vinho do Ano’.
– Fita Preta Vinhos, no Alentejo, obteve a distinção de ‘Produtor do Ano’.
– Frederico Machado e Ricardo Alves, da Arribas Wine Company receberam o prémio ‘Produtor Revelação do Ano’.
– Filipa Pato foi eleita ‘Enóloga do Ano’.
– Projeto Villa Oeiras, que resgatou da previsível extinção o vinho fortificado de Carcavelos, mereceu a distinção ‘Produtor de Vinhos Fortificados do Ano’.
– Parras Wines, conquistou o galardão de ‘Empresa do Ano’.
– Vinhos Conde Vimioso, da Falua obtiveram o destaque de ‘Marca do Ano’.
– Casa Alcobaça, venceu na categoria ‘Garrafeira do Ano’.
– Decante Vinhos foi considerada ‘Distribuidor do Ano’.
Marc Pint, do Fifty Seconds, obteve o título de ‘Sommelier do Ano’.
– Quinta do Crasto ganhou na categoria ‘Inovação/Investigação do Ano.’
– WoW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, foi eleito ‘Enoturismo do Ano’.