//EN118 ‘promove’ enoturismo

EN118 ‘promove’ enoturismo

150 Km de ‘Tejo Wine Route 118’ para promover o enoturismo da região

Num evento realizado na Companhia das Lezírias, situada precisamente N118, o dia 01 de Setembro de 2021, marcou a apresentação oficial da Tejo Wine Route 118 (TWR118), uma iniciativa da Rota dos Vinhos do Tejo, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e com o apoio da Turismo do Alentejo e do Ribatejo.

A Tejo Wine Route 118 (TWR118) visa alavancar o enoturismo, promovendo o território e os vinhos da região dos Vinhos do Tejo. Recorde-se que a Estrada Nacional 118 foi construída para ser a marginal de toda a margem esquerda do rio Tejo, desde a fronteira, em Marvão, até ao imponente estuário, na capital. A Sul do Tejo, esta é uma estrada estratégica para o país e, em particular, para a região dos Vinhos do Tejo.

Se não há dúvidas que a mais famosa estrada do Mundo é a Route 66 e que a mais longa Wine Route é a 62, na África do Sul, a Tejo Wine Route 118 tem tudo para ser uma reconhecida estrada vínica. A EN118 é uma das Estradas Nacionais mais fáceis de conduzir, devido ao seu traçado quase sempre plano e rectilíneo. Atravessa a região dos Vinhos do Tejo, na margem esquerda do rio, percorrendo cerca de 150 quilómetros e sete concelhos – Abrantes, Constância, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos e Benavente. Com enoturismo, são 14 os produtores de vinho que integram a Tejo Wine Route 118, sendo que a oferta varia entre loja, provas de vinhos, visita às vinhas, visita à adega, refeições e/ou alojamento. O lançamento da Tejo Wine Route 118 surge no momento em que Portugal foi eleito, pela plataforma Momondo, como o melhor entre 31 países da Europa para a realização de uma (boa) road trip. Aqui, viajar de moto, carro ou autocaravana é seguro e uma bela forma de conhecer o nosso país por dentro. E é precisamente na pacatez do interior de Portugal que está a Tejo Wine Route 118.

 

Os mapas físicos deram origem a sistemas de GPS e a pesquisas feitas na internet, em sites, plataformas e redes sociais. O digital é o presente e será esse o canal principal de promoção da Tejo Wine Route 118.

Lista de Produtores de Vinhos na Tejo Wine Route 118 (de Norte para Sul)

Casal da Coelheira (Tramagal, Abrantes); Quinta da Lagoalva (Alpiarça); Pinhal da Torre (Alpiarça); Casa Paciência (Alpiarça); Quinta da Atela (Alpiarça); Quinta do Casal Monteiro (Almeirim); Fiuza (Almeirim); Adega Cooperativa de Almeirim (Almeirim); Falua (Almeirim); Quinta da Alorna (Almeirim); Quinta do Casal Branco (Almeirim); Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo (Benfica do Ribatejo, Almeirim); Casa Cadaval (Muge, Salvaterra de Magos); Companhia das Lezírias (Samora Correia, Benavente).