//Em novembro há ‘Carnes e Caldos’ do Minho
minho

Em novembro há ‘Carnes e Caldos’ do Minho

Paladares e cheiros antigos de 24 concelhos do Minho estarão em destaque em Guimarães.

A gastronomia dos 24 municípios do Minho estará representada no evento ‘Carnes e Caldos’ que se realizará em Guimarães entre os dias 04 e 06 de novembro.

Uma refeição típica do Minho pode ser muito variada e integrar diversos sabores através de legumes saborosos, carnes de animais criados em casa ou lampreia pescada pelos locais, sobremesas de receitas conventuais de doçaria regional e o acompanhamento do bom vinho verde.

Em comunicado, a autarquia refere que “o Município de Guimarães integra as jornadas de eventos gastronómicos, através de um programa complementar com os municípios de Viana do Castelo e Braga, com o objetivo de valorizar a gastronomia local e da região, apelando à memória dos paladares e dos cheiros antigos”.

O vereador do Turismo, Paulo Lopes Silva, apresentou as linhas gerais do evento na reunião de preparação que juntou os representantes do consórcio Minho Inovação promovido pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

O evento gastronómico assenta nos conceitos da degustação conhecimento e animação, que se estende aos 24 municípios da região do Minho. “A ideia é reavivar rituais e tradições, valorizar e interpretar a sabedoria das comunidades, promover boas práticas rurais, repensar a alimentação, a qualidade dos produtos e das produções”, explica ainda o comunicado.

Neste certame estão previstas algumas iniciativas como ‘showcooking’ e degustação, fogueira da memória, mercadinho biológico e tasquinhas, residências gastronómicas, apresentações, jantares sensoriais, workshops, visitas e ainda restaurantes aderentes. Paralelamente, decorrerão concertos com música ao vivo, animação com DJs e jogos para crianças.

Os Chefs António Loureiro, Álvaro Dinis e Liliana Duarte serão os consultores gastronómicos através de um programa articulado de ações a desenvolver nestas jornadas.