//Educadores de Vinho Madeira

Educadores de Vinho Madeira

O IVBAM promoveu ação de formação sobre Vinho Madeira que reuniu 12 pessoas vindas de 11 países.

O Instituto do Vinho, Bordados, e Artesanato da Madeira (IVBAM) quer criar uma rede de educadores do Vinho Madeira e com esse objetivo promoveu um curso técnico avançado, para profissionais do setor, dando habilitação para ministrar formação sobre Vinho Madeira.

Esta formação reuniu 12 pessoas da Holanda, Coreia, China, Portugal, Espanha, Austrália, Estados Unidos da América, Dinamarca, Singapura, Inglaterra e Brasil.

“O principal objetivo deste curso é criar uma rede internacional de educadores de Vinho Madeira certificados, um grupo de pessoas com treino e conhecimento técnico necessários para promover uma Região e um produto com séculos de história”, afirmou Paula Jardim, presidente do conselho diretivo do IVBAM.

Este curso inclui ainda vistas a explorações vitícolas e a produtores de Vinho Madeira. O IVBAM refere que a formação é um “excelente veículo para divulgação e promoção” do Vinho Madeira, de modo a educar outros profissionais do sector sobre Vinho Madeira.

O Vinho Madeira

A Ilha da Madeira foi descoberta em 1419 e registos históricos demonstram que 25 anos após o início da colonização, as exportações de Vinho Madeira eram já uma realidade!

Mais de cinco séculos de existência, permitem contar uma história de internacionalização que passa pelas mais diversificadas rotas de exportação, consoante as conjunturas internacionais, em que, a par das exportações para Europa, o grande destaque vai para as rotas com destino às Índias e Américas, entre os sécs XVI e XVIII, que no último caso se mantêm até aos nossos dias. A fama e prestígio deste Vinho, podem ainda ser atestados por inúmeros episódios, entre os quais, a celebração da independência dos Estados Unidos, em 1776, que foi comemorada com um brinde de Vinho Madeira!

Ao longo dos séculos os processos de produção vão-se alterando e aperfeiçoando. No século XVIII é introduzido o método de envelhecimento conhecido por estufagem, que irá caracterizar definitivamente o Vinho Madeira, até aos nossos dias.

Muitas foram as personalidades, estadistas e personagens míticas que se deixaram deslumbrar por este Vinho, de que são exemplos, emblemáticos, George Washington e Thomas Jefferson, que eram profundos conhecedores de Vinho Madeira ou Winston Churchil que nas suas visitas à ilha teve oportunidade de o conhecer e apreciar. Mas são também conhecidas as referências ao Vinho Madeira em obras literárias tais como as de Shakespeare.

(in: vinhomadeira.pt)