Pastel Medieval e Bolo de Hidromel, são as ‘doces novidades’ da Feira Medieval de Palmela.
Primeiro foi a apresentação, no passado dia 13, do ‘Pastel Medieval’ uma criação do pasteleiro Domingos Cruz (Doces Afetos) que revelou serem as sultanas, noz, açúcar, banha, ovos, limão e vinho abafado, alguns dos ingredientes deste produto “com sabor de outros tempos”.
De acordo com o autor, doce agora apresentado é resultado de várias experiências e pesquisas sobre a doçaria na época medieval, com algumas adaptações aos ingredientes contemporâneos.
Depois, chegou a novidade do criador de vários doces que são já uma referência na região como os pastéis de Santiago, de Moscatel, de laranja, de ginja ou mesmo de choco, entre outros.
Desta vez, Nuno Gil (Confeitaria S. Julião) apostou num ‘regresso ao passado’ e vai lançar no primeiro dia da Feira Medieval o ‘Bolo de Hidromel’, a bebida dos Cavaleiros Medievais.
Recorde-se que o Hidromel é uma bebida produzida a partir da fermentação alcoólica do mel, à qual os romanos atribuíam propriedades afrodisíacas, os Vikings responsabilizavam pela bravura dos seus guerreiros e os gregos consideravam a bebida dos deuses enviada do céu para a terra.
Para além do mel da Arrábida, passas de uva, amêndoas, nozes, laranja, canela e erva-doce são alguns dos ingredientes.
Recriação da ‘Inauguração da Torre de Menagem no Reinado de D. Dinis’
Entre os dias 27 e 29 de setembro, a Feira Medieval de Palmela vai recriar, no Castelo e Centro Histórico da Vila, a época da “Inauguração da Torre de Menagem no Reinado de D. Dinis”, transportando as/os visitantes numa viagem até ao final do século XIII, período de consolidação da paz em Palmela, após os confrontos do início do século.
Organizada pela Câmara Municipal de Palmela e pela ALIUS VETUS – Associação Cultural História e Património, a Feira tem como grandes atrativos os desfiles, torneios, espetáculos de fogo, dança e música da época, falcoaria, acampamentos temáticos e oficinas, a par da gastronomia, artesanato e mercado medieval. Destaque para o espetáculo de Dança no Ar “HO/MENAGEM”, pela DançArte, na Torre de Menagem.
A doçaria já referida, uma ceia medieval e outras propostas gastronómicas integram o vasto programa que pode conhecer aqui: https://www.cm-palmela.pt/pages/1739
You must be logged in to post a comment.