//Doçaria Tradicional em Abrantes

Doçaria Tradicional em Abrantes

De 25 e 27 de outubro, Abrantes apresenta a18ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

Neste evento a afamada Palha de Abrantes é, obviamente, a ‘rainha’ mas nesta celebração da doçaria portuguesa, irão marcar presença também as malassadas e bolos levedos dos Açores; o pão-de-ló de Margaride e o de Ovar; as brisas do Tâmega e queijadinhas de S. Gonçalo de Amarante; os ovos-moles de Aveiro; os pastéis de Tentúgal; as cornucópias de Alcobaça; os pastéis de feijão e o bombom de figo negro de Torres Novas; os queijinhos do céu de Constância; os coscoréis da Sertã; os rebuçados de ovo do Alto Alentejo e como não poderia faltar o bolo fidalgo, o pão de rala e a sericaia entre outras iguarias do Alentejo.

Nas novidades deste certame, surge o pastel do Curral, vindo da Madeira, e o regresso dos sabores da Serra da Gardunha, refletido nas compotas e licores.

Tudo isto a par das Tigeladas, da Palha de Abrantes, das castanhas doces e das broas fervidas e de outros doces transversais ao território nacional, como são o pão de deus, o toucinho-do-céu, barriga de monge e de freira, cavacas, suspiros, broas, entre outros, juntam-se bolachas, licores, mel e derivados, marmeladas e compotas.

O programa inclui as oficinas de doçaria para aprender receitas tradicionais ou a inovar, utilizando produtos da região. A primeira será no sábado, às 10h30, sobre as broas de batata-doce, da Pastelaria Palha de Abrantes. Pela tarde, às 16h, a oficina será dada pela Escola EB 2,3/S de Mação. E, no domingo, a formação será dinamizada pela EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, às 10h30.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pelo Município de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, realiza-se desde 2002. O objetivo é valorizar a rica doçaria tradicional e conventual de todo o país, colocando os doces locais junto de outros ícones portugueses. Esta receita tem-se afirmado a nível nacional e mexido com a atividade económica local, revelando-se uma excelente oportunidade para atrair visitantes ao Centro Histórico de Abrantes.

Programa completo em: https://tagus-ri.pt/wp/2019/10/03