//Dia Mundial da Ostra

Dia Mundial da Ostra

A data de 5 de agosto é conhecida como Dia Mundial da Ostra. Nos Estados Unidos é Dia ‘Nacional’ da Ostra.

Neste dia, em vários países, são servidas as mais variadas e deliciosas propostas de ostras a preços especiais nos espaços que assinalam a data. Também se realizam festivais de ostras por altura desta data.

Em Portugal a data passa quase despercebida, com poucos espaços a aproveitar a comemoração para oferecer propostas diferentes ou fazer promoções, embora tenhamos no nosso país muitas marisqueiras que têm na sua gama de ofertas, ostras portuguesas.

Gratinadas, em canja, em espetada, ao vapor, na chapa, no forno, são várias as opções de consumo mas os verdadeiros apreciadores continuam a preferi-las ao natural, comidas imediatamente após abertas com uma ‘faca’ própria.

“Les Portugaises”

As ostras portuguesas estão as recuperar um lugar de destaque que já tiveram nas marisqueiras francesas, particularmente em Paris.

Tudo porque em finais do século XIX um navio carregado com ostras portuguesas, de Setúbal, teve que procurar abrigo no estuário de Gironda (França). Com um tempo de paragem demasiado longo para o que se previra, o comandante do navio, perante o cheiro «suspeito» que a carga já libertava, decidiu lançá-la ao mar.

Entre as ostras despejadas do navio, da variedade ‘Crassostrea Angulata’, muitas não estavam mortas e reproduziram-se invadindo a costa francesa. Em 1920 uma «epizootia» dizimou as ostras da variedade francesa, tendo as portuguesas ‘Angulatas’ resistido ao vírus.

Foi nessa altura que os franceses ‘descobriram’ a qualidade das ostras provenientes de Portugal.

Atualmente, com a melhoria das águas e a aposta de empresários portugueses, começa a ser expressiva a exportação das nossas ostras para o mercado parisiense.

 

Fotos: Ostras ao natural e Espetada de Ostras