//Dia Internacional do Café

Dia Internacional do Café

A 1 de outubro ‘celebra-se’ a segunda bebida mais consumida no mundo.

Não se conhece a origem da data, mas durante muitos anos era a 14 de abril que se celebrava o dia do café em diversos países. Mas em 2015 a Organização Internacional do Café (OIC), os seus 74 Estados membros e as 26 associações do setor no mundo, decidiram celebrar o primeiro Dia Internacional do Café oficial a 1 de outubro desse ano.

Na primeira edição na nova data, a OIC promoveu uma campanha inspirada no conceito do caffè sospeso (café suspenso), uma tradição italiana que consiste em pagar um segundo café que será oferecida a uma pessoa que precise.

A campanha de ação social intitulada ‘Um caffè sospeso contra a pobreza’ possibilitou também aos apreciadores de café no mundo a oportunidade de mostrar sua solidariedade aos pequenos cafeicultores já que, através de uma plataforma online, era possível doar o valor de um café extra à organização de apoio à pobreza Oxfam, que aplicou a receita financeira recolhida em ações para benefício desses cafeicultores.

Associação Industrial e Comercial do Café (AICC)
Em Portugal a AICC tem vindo a assinalar a data mas, como referiu fonte da associação “este ano, devido à pandemia, decidimos não promover qualquer ação relacionada com esta comemoração”.
Criada em 1972, como Grémio Nacional de Torrefactores, só em 18 de outubro de 2007, adotou a sua atual designação – Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).
Refira-se ainda a existência da ‘Confraria do Café’ que realizou em 2019, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, a sua 3ª Cerimónia de Entronização de novos confrades.

A terminar, algumas curiosidades relacionadas com esta bebida, retiradas do site da AICC:
– O café é o produto mais transacionado a seguir ao petróleo.
– A origem do cultivo do café no Brasil aconteceu em 1727 com sementes provenientes da Guiana Francesa e trazidas de Paris por um diplomata português?
– Antigamente, nas cerimónias de casamento, os noivos turcos tinham de prometer que iriam disponibilizar sempre café às suas noivas – caso contrário, isso poderia ser motivo de divórcio.
– Adicionar café em pó à terra contribui para que as plantas fiquem mais verdes e saudáveis?

Fotos: Associação Industrial e Comercial do Café