//Dia Europeu do Enoturismo do Algarve ao Minho

Dia Europeu do Enoturismo do Algarve ao Minho

Silves, Reguengos de Monsaraz, Borba, Portalegre, Setúbal, Palmela, Montijo, Oeiras, Coruche, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço.

O Dia Europeu do Enoturismo é comemorado no dia 12 de novembro pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho com iniciativas e eventos nas cidades que integram a rede.

Em Portugal, os municípios associados da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho integram a RECEVIN.
Eis a programação do Dia Europeu do Enoturismo em alguns desses municípios:

Silves

Assinalando o Dia Europeu do Enoturismo, a Câmara Municipal de Silves fará o lançamento da nova brochura ‘Vinhos de Silves’, no qual são apresentados os atuais dez vitivinicultores do concelho, dando, desse modo a conhecer, o trabalho de todas as quintas.
O evento terá lugar a 12 de novembro, no Café Castelo de Silves (Castelo de Silves), pelas 16h30.
Mais em: http://www.cm-silves.pt

Reguengos de Monsaraz

A ‘Capital dos Vinhos de Portugal’, vai assinalar o Dia Europeu do Enoturismo com um concerto do espanhol Danny Del Toro e a sua banda Del Touro Blues Band, na sexta-feira, dia 10 de novembro, às 21h30. No sábado, às 8h30, realiza-se a Caminhada de São Martinho na área geográfica de Monsaraz e às 9 h um Passeio TT Rota dos Vinhos. A fechar o dia, às 18h30, na Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz haverá prova de vinhos novos.
No domingo, Dia Europeu do Enoturismo, realizam-se provas de vinhos durante o dia em dois produtores de vinho do concelho, nomeadamente no Monte dos Perdigões e na Adega José de Sousa.
Mais em: http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt

Borba

Degustação de vinhos entre 11 e 19 de novembro no Pavilhão de Eventos de Borba.
Circuito das Tascas no dia 11 de novembro às 11.30 horas.
Comemoração do S. Martinho no dia 11 de novembro a partir das 18 horas.
Mais em: http://www.cm-borba.pt

Portalegre

O Dia Europeu do Enoturismo será assinalado com um conjunto de provas de vinhos. Esta iniciativa vai acontecer
Estas provas vão acontecer no dia 12 de novembro, das 10:00 às 12:30 e das 15:00 às 16:30 em vários espaços culturais da cidade, como é o caso do Castelo de Portalegre ou Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino. As provas que estes locais vão receber são dos vinhos da Tapada do Chaves e da Ares Alentejanos Lda. Para além de saborearem, também poderão adquiri-los.
Os participantes no Dia Europeu do Enoturismo vão poder, também, realizar visitas guiadas gratuitas. No final do percurso os participantes ficam automaticamente habilitados a receber um cabaz de vinhos das Adegas participantes na prova.
Mais em: http://www.cm-portalegre.pt

Setúbal

Castanha, vinho e sardinha é a trilogia de sabores que vai estar em destaque no programa do Dia Europeu do Enoturismo, em Setúbal, durante o próximo fim de semana.
O Moinho de Maré da Mourisca, situado em pleno Estuário do Sado, vai receber um workshop de culinária, um peddy paper e oferecer castanhas e vinho aos visitantes, no próximo fim de semana, dias 11 e 12 de novembro.
No fim de semana, todos os visitantes do Moinho de Maré da Mourisca recebem, de oferta, castanhas e vinho da Adega Camolas, no período entre as 13h00 as 17h00.
Mais em: http://www.mun-setubal.pt

Palmela

A Câmara Municipal e a Rota de Vinhos da Península de Setúbal promovem, ao longo do mês de novembro, um vasto programa comemorativo que assinala o Dia Europeu do Enoturismo, 12 de novembro, instituído em 2009 pela RECEVIN, a Rede Europeia de Cidades do Vinho.
As adegas do concelho prepararam um conjunto de atividades especialmente pensadas para a ocasião, que se conjuga, também, com as tradicionais comemorações do Dia de S. Martinho. Visitas guiadas, provas de vinho com produtos regionais, concertos “Sons do Vinho” e promoções são os principais atrativos.
Mais em: http://www.cm-palmela.pt

Montijo

A Câmara Municipal do vai celebrar o Dia Europeu do Enoturismo no Museu Agrícola da Atalaia, no dia 11 de novembro, a partir das 17h00, com o lançamento de um livro, a entrega de prémios à Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões e a degustação de produtos da gastronomia regional.
Num espaço que é o espelho das tradições rurais e agrícolas do concelho, as comemorações vão iniciar com a apresentação do livro “Territórios Vinhateiros de Portugal”, um projeto da responsabilidade da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), dedicado aos municípios que se destacam pela sua produção vinícola.
Mais em: http://www.mun-montijo.pt

Oeiras

No belíssimo Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras, Helena Mira dará respostas às perguntas que constantemente se formulam acerca do vinho. Uma experiência inesquecível de degustação dos vinhos das três regiões demarcadas da Rota de Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares.
11 novembro, 16h00 Palácio Marquês de Pombal, Oeiras, com Helena Mira – Professora de Enologia na Escola Superior Agrária de Santarém e membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais de Vinhos.
Prova de vinhos comentada: Adega do Palácio – 20 participantes – inscrição prévia obrigatória e sujeita a disponibilidade
Mais em: http://confrariadovinhodecarcavelos.pt

Coruche

O Município de Coruche celebra o Dia Europeu do Enoturismo, assinalando esta data com programação diversa, totalmente gratuita, este ano distribuída por três dias: 10, 11 e 12 de novembro.
No dia 10, visitas guiadas à Corticeira Amorim e à Quinta de Santo André com mostra e prova de vinhos na Quinta.
O dia 11 de novembro tem na sua programação uma atividade mais lúdica: O “Peddy Paper” do Enoturismo que finaliza com um «Magusto de São Martinho».
No dia 12 de novembro, domingo, um Passeio de BTT e um Passeio Pedestre.
Mais em: www.corucheinspiraturismo.pt

Ponte de Lima

O Município celebra o Dia Europeu do Enoturismo, no próximo dia 12 de novembro, a partir do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV), através de um programa que visa promover o Vinho Verde, aliado à gastronomia e ao património cultural, histórico e paisagístico da Ribeira Lima.
O programa inclui: 9.45h – Visita guiada à Quinta das Fontes (Rebordões Souto) com prova de vinhos e degustação de Folar Limiano;
11h30 – Visita ao Centro de Interpretação do Vinho verde (visita livre à exposições permanentes e plantação de videiras no terraço).
Mais em: http://www.cm-pontedelima.pt

Arcos de Valdevez

O Dia Europeu do Enoturismo é assinalado em simultâneo com a ‘Festa de S. Martinho’ de 10 a 12 de novembro.
Destaques da programação: Todos os dias – Tasquinhas e Área de Exposição (magusto, vinho, produtos locais, artesanato, petiscos).
No dia 11 – Bênção do Vinho Novo
No dia 12 – Rota dos Vinhos de Arcos de Valdevez – Visita guiada e prova de vinhos
Apresentação do livro ‘Territórios Vinhateiros de Portugal – Arcos de Valdevez’
(AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho)
Mais em: http://www.cmav.pt/

Monção e Melgaço

A Rota do Alvarinho assinala no próximo domingo, 12 de novembro, o Dia Europeu do Enoturismo com um programa variado: provas de vinho gratuitas, descontos até 20% em alojamentos aderentes da Rota, visitas guiadas às adegas aderentes e atividades de animação turística com preços mais acessíveis. Para assinalar a data, a rota de Monção e Melgaço promete ainda a entrada gratuita em alguns museus e centros de interpretação.
Mais em: http://www.cm-melgaco.pt ou http://www.cm-moncao.pt

Foto de capa: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz