Vinho e gastronomia, cada vez mais nas preferências da celebração do dia dos namorados.
No dia dedicado ao santo que protegia os enamorados, oferecem-se ramos de flores e outros presentes mais sofisticados, normalmente ‘complementados’ com um jantar e um brinde especial.
Para uns é apenas mais um dia, mas convém ‘fazer alguma’ coisa para ‘marcar pontos’. Outros(as) levam as coisas muito a sério e marcam jantares, passeios e surpresas que, nalguns casos, passam mesmo pelo pedido de casamento no restaurante. Para outros, pode constituir uma oportunidade para ‘reacender’ a chama e uma garrafa de bom vinho pode ajudar, porque “vinho com moderação, faz bem ao coração”.
Esta é a frase usada pela Associação das Rotas de Vinho de Portugal para incentivar ao enoturismo, tanto mais que o dia romântico calha este ano a uma sexta-feira permitindo, portanto, um fim de semana dedicado ao turismo relacionado com os territórios vinhateiros.. A frase lembra que o vinho (sobretudo tinto) é, comprovadamente, benéfico para a saúde cardiovascular, por ser rico em resveratrol. Desde que bebido com moderação.
Mas a frase tenta ‘duplicar’ a mensagem, aludindo à paixão que a desinibição provocada pelo vinho pode potenciar, facilitando que ‘as coisas aconteçam’. Desde que bebido com moderação pois se for em excesso, o mais provável é que ‘nada aconteça’.
Por isso, são inúmeras as propostas. Por exemplo:
– Dormir dentro de um barril de vinho, com vista para a natureza e com todo o conforto de um um hotel. É na Quinta da Pacheca, no Alto Douro Vinhateiro, na região de Lamego.
– Em Palmela, mais precisamente na aldeia vinhateira de Fernando Pó, a Adega ‘Fernão Pó propõe uma visita guiada com “prova de vinhos e tábua de iguarias e doces” ao final do dia.
– Para os que celebram a dois ou para quem quer brindar à vida de solteiro, a Adega Mayor está a sugerir quatro vinhos verdadeiramente especiais, explicando as opções.
– A Casa Relvas, situada entre Évora e Redondo, propõe uma ‘Experiência na Adega’, sugerindo vouchers (disponíveis em duas opções), para duas pessoas fruírem aquando da visita àquela casa produtora de vinho.
– Os espaços de restauração e enoturismo sob a responsabilidade do chef Henrique Ferreira propõem para o Paço dos Cunhas de Santar em Nelas e a Quinta da Cabriz, em Carregal do Sal, menus especiais a pensar em momentos a dois.
– No InterContinental Lisbon, a noite começa com um amouse bouche no Uptown, com Ostra do Sado, maracujá e gengibre e uma flute de campanhe Perrier-Jouët. Entre as várias propostas para continuar está o menu Afrodiseagan.
Naturalmente que basta pesquisar para encontrar, entre centenas, a opção que mais lhe agrada mas estes são apenas alguns exemplos para programas a dois embora, curiosamente, o ‘Dia dos Namorados’ também se celebre no mundo dos solteiros.
Saiba que existem mesmo, de norte a sul do país, festas, concertos e outros propostas especificamente para solteiros. E ao que parece, por vezes entra-se só e acaba-se por se sair acompanhado(a). De preferência, bem.
Depois… tchin, tchin.
You must be logged in to post a comment.