O ‘Sandwich Day’ é comemorado a 3 de novembro em vários países. Saiba a origem do nome.
Por vezes encontram-se informações sobre a origem da comemoração de determinados dias ‘oficiais’. Não é o caso deste dia que em que se celebra a existência da mais popular e talvez a mais variada opção alimentar que conhecemos.
Começou por ser, como refere o dicionário Priberam da Língua Portuguesa: “Conjunto de duas fatias de pão intercaladas por fatias de um ou vários alimentos (carne, fiambre, salame, queijo, tomate, ovo, etc.)”.
Mas atualmente é muito mais que isso, apresentando-se muitas vezes com o adjetivo de gourmet e contando com ingredientes sofisticados e decorações artísticas, ou na versão mais popular, em pão de carcaça (ou papo-seco) e até há quem defina a portuense francesinha como uma sanduiche com molho.
Sanduiche é um nome feminino no português de Portugal e um nome masculino no português do Brasil. Mas por cá, o mais usual é chamar-lhe sande ou sandes, ou ainda com ‘nome próprio’ como é o caso da popular bifana.
O ‘nascimento’ da saduiche.
É atribuído a John Montagu (1718-1792), quarto Conde de Sandwich, o ‘nascimento’ das duas fatias de pão entre as quais se coloca um conduto que pode ser presunto, queijo, carne assada, ovo, tomate e muitos outros.
Jogador de cartas absolutamente viciado, John Montagu necessitava de comer sem se levantar da mesa de jogo e ter-se-á lembrado de pedir que colocassem carne entre duas fatias de pão e o servissem na mesa onde se encontrava. Sem necessidade de se levantar e mantendo a atenção no jogo, foi comendo, pedaço a pedaço, o que lhe serviram.
Todos os presentes admiraram a solução encontrada pelo Conde de Sandwich cujo nome passou a ser associado a esta ‘forma’ de comer que veio até a tornar-se moda nas reuniões aristocráticas
Curiosamente só em 1927 a Royal Academy of the Language admitiu a palavra que em Portugal foi popularmente adaptada para ‘sande’ ou sandes, numa redução da palavra sanduíche.
Refira-se ainda que as Ilhas Sandwich do Sul, foram descobertas pelo navegador inglês James Cook que deu a este arquipélago o nome do Conde de Sandwich, por ter sido este a pagar as despesas da expedição.
You must be logged in to post a comment.