A 10 de novembro assinala-se este dia Instituído em 2009 pela RECEVIN- Rede Europeia de Cidades do Vinho.
Começou por ser o ‘Dia Europeu do Enoturismo’, mas a partir deste ano de 2019 passa a designar-se ‘Dia Mundial do Enoturismo’ com a participação de territórios vinhateiros da América Latina.
Para o presidente da RECEVIN, José Calixto, que é também presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, o Dia Mundial do Enoturismo “é um dos eventos estruturantes da agenda da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, fundamentalmente porque tem sido um importante momento de afirmação do Enoturismo ao nível Global.
Durante 10 anos esta iniciativa comemorou-se apenas na Europa. Este ano alargámos a sua comemoração para uma escala mundial, contando com a participação de países da América Latina, como o Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.
O Dia Mundial do Enoturismo comemora-se no segundo domingo de novembro, e pretende que todos os associados da RECEVIN e da AMETUR (Associação Mundial de Enoturismo) partilhem, numa plataforma conjunta, as iniciativas e eventos relacionados com o turismo ligado ao sector vitivinícola.
Este dia pretende divulgar a cultura, o património e as tradições, assim como os produtores de vinho e as suas unidades de enoturismo, valorizando, desta forma, os territórios vinhateiros. O projeto defende, assim, o VINHO como património cultual e imaterial dos territórios e das pessoas que o produzem.”
O alargamento do âmbito deste dia dedicado ao turismo relacionado com a vinha e o vinho surge na sequência da parceria estabelecida pela RECEVIN, que conta com mais de 700 cidades europeias ligadas ao vinho, com a AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, presidida atualmente também por um português, José Arruda, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
You must be logged in to post a comment.