O egípcio Karim Rashid recriou, para uma empresa do Canadá, a tradicional garrafa de vinho.
Conhecido mundialmente pelas cores vibrantes e formas orgânicas de suas criações, o designer egípcio Karim Rashid reinventou a garrafa de vinho, apresentando-a em cortes transversais ao longo do objeto, criando quatro pequenas partes, que foram reagrupadas, dando a impressão de que estão a escorregar.
No lançamento oficial que aconteceu recentemente em Nova York, os promotores explicaram que “ o design facilita o manuseio e permite que o vinho saia mais lentamente do recipiente”.
A encomenda veio da empresa canadiana Stratus Vineyards, que deu sinal verde para o que o designer criasse com liberdade total. “A indústria do vinho sempre foi muito conservadora e muito relutante em patrocinar mudanças”, diz o designer que se naturalizou norte-americano.
“Eu surpreendi e até fizeram piadas sobre mim, quando disse à minha equipe que queria cortar a garrafa em partes”, revelou.
Mas o novo formato não é só estético. Além de facilitar o manuseio, ajuda a segurar sedimentos do vinho não filtrado, “que ficam ligeiramente presos nos diferentes volumes”, garante Rashid.
Fotos: Karim Rashid/Divulgação