//Delícia de Chocolate

Delícia de Chocolate

Apresentadora da RTP Sónia Araújo ‘ofereceu’ esta receita ao Chefe Silva.

Esta foi a receita incluída na Biografia do Chefe Silva, dedicada pela apresentadora que, na ocasião, confessou ter “uma grande admiração pela enorme referência que ele é, tanto na cozinha tradicional como na televisão portuguesa”.

 

 

Ingredientes:

200 gr de açúcar; 250 gr de chocolate em barra; 150 g de manteiga; 6 ovos; 50 gr de farinha

Preparação:

Ligue o forno a 200º C. Numa tigela bata as gemas com o açúcar e amanteiga. Junte o chocolate previamente derretido em banho-maria. Junte depois a farinha batendo sempre.
Numa tigela bata as claras em castelo e envolva-as com o preparado anterior. Unte uma forma de fundo amovível com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta o preparado para a forma e leve ao forno a cozer durante aproximadamente 10 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Enfeite com raspas de chocolate ou açúcar em pó e sirva.
Nota – Este bolo coze em pouquíssimo tempo. Logo que esteja cozido dos lados, retire-o pois o seu interior deve ficar com uma textura de mousse de chocolate.

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa – Capicua Colheita Tardia
Com esta Delícia de Chocolate cujo interior se apresenta em forma de mousse de chocolate, o ideal é combinar com esta colheita tardia feita a partir da casta branca Moscatel Graúdo vindimada a 1 de novembro de 2016 e caracterizada pela sua complexidade aromática. Sirva entre os 10° C e os 12° C.
Capicua Colheita Tardia
www.cerrado-da-porta.pt

 

 

Patrocínio:

(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/