//De região em região, a debater o Enoturismo
enoturismo

De região em região, a debater o Enoturismo

A Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e a Ageas Seguros, em parceria com as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR), promovem Fóruns Regionais dedicados ao Enoturismo em vários pontos do país.

Descentralizar tem sido a palavra-chave da APENO e da Ageas Seguros para se fazer mais e melhor pelo Enoturismo em Portugal.

A missão, desta vez, é abrir portas a ciclos de debates, com o intuito de se encontrarem soluções para fazer crescer ainda mais um setor que já se encontra em expansão.

É com muito entusiasmo que nos juntamos, mais uma vez, a uma iniciativa com a APENO. Queremos reforçar o nosso posicionamento no setor, junto destes profissionais, contribuindo para um setor mais seguro e sustentável. É nosso compromisso estar presentes na vida das empresas de uma forma relevante, próxima e emocional”, reforça Gustavo Barreto, Membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

 

enoturismo

 

Criar bases sólidas para o Enoturismo

“A APENO nasceu há apenas dois anos, mas já reúne entre os seus associados os melhores do Enoturismo a nível nacional, sendo que continuamos a crescer todos os dias. Fala-se muito de Enoturismo, mas ainda ninguém tem definições nem números que ajudem a compreendê-lo, entre outras questões que têm de ser debatidas. E, obviamente, a APENO tem estado focada em resolver estas questões e em criar bases sólidas de trabalho para que Portugal seja considerado uma região de referência no Enoturismo a nível mundial”, afirma Maria João de Almeida, a Presidente da APENO.

“Obviamente, isso passa também pela atenção que queremos dar a cada uma das regiões nacionais, onde iremos identificar e debater os pontos fortes e fracos, tentar apresentar soluções e dar a conhecer o trabalho que temos feito desde que nascemos. Nestas sessões, que fazemos em parceria com a Ageas Seguros, nossa empresa parceira, e com as CVRs de cada região, ainda teremos uma sessão de formação relacionada com a Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência, assim como uma mesa redonda que irá reunir agentes económicos com espaço para debate. Tenho a certeza que o resultado será muito positivo”, acrescentou Maria João de Almeida.

O primeiro destes Fóruns Regionais tem data marcada para dia 19 de outubro, ‘Fórum Regional de Enoturismo de Lisboa’, nos Paços do Concelho, em Torres Vedras, às 14h30.

“É no enoturismo que reside o maior potencial para crescermos em valor. Para nós, o Fórum Regional de Enoturismo, com a sua componente formativa especializada e a partilha de conhecimento por quem trabalha a temática dos territórios é uma excelente oportunidade para as empresas reforçarem as suas competências nucleares num momento em que o enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa está a crescer a um ritmo quase frenético”, diz Francisco Toscano Rico, Presidente da CVR de Lisboa.

Conheça o programa:

15h – Apresentação da Associação Portuguesa de Enoturismo: missão, vantagens e atividades, com os membros da direção da APENO.

15h45 – Sessão de formação “Prevenção e Gestão do Risco como chave de eficiência do Enoturismo”, com Francisco Erse – Responsável PME & Corporate do Grupo Ageas Portugal.

16h30 – Apresentação do Guia de Enoturismo da APENO, um projeto já em
desenvolvimento que se pretende afirmar como o guia de Enoturismo de referência a nível nacional e internacional, com Nuno Seabra Lopes.

17h – Debate: Reflexões de Enoturismo: As necessidades do setor – Uma breve conversa acerca dos principais desafios da região para o enoturismo na região de Lisboa. Participantes: Francisco Toscano Rico (Presidente CVR Lisboa), Jorge Humberto (Diretor do Departamento Operacional da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa), Bernardo Alves (Adega Mãe) e Ana Reis (Quinta do Sanguinhal).

17h45 – Encerramento

 

Os próximos fóruns já estão agendados e serão realizados na Região da Península de Setúbal, no dia 31 de outubro de 2022 e na Região Tejo, no dia 7 de novembro de 2022. Muito em breve serão divulgadas as datas dos próximos fóruns nas restantes regiões vitivinícolas nacionais.