//Da garrafa para as paredes do Porto

Da garrafa para as paredes do Porto

Empresa de vinho do Porto desafia artistas de ‘street art’ a pintar o exterior de um edifício.

A iniciativa, que  é apresentada com o objetivo de dar visibilidade à criação artística e aos jovens artistas,  acontece no âmbito do lançamento dos novos Portos ‘Tails of the Unexpected’.

A verdade é que o desafio é inovador e muito interessante, sobretudo se tivermos em conta que se direciona a um alvo jovem – de idade e de cabeça – e chama a atenção para esta vertente da arte.

 

A Cockburn’s, uma das casas líder do setor do vinho do Porto, detida pela Symington Family Estates, acaba de lançar um concurso de ‘street art’, em colaboração com a marca de tinta Montana Colors, com vista a promover a criação artística. Os artistas selecionados serão desafiados a pintar o exterior de um edifício em Vila Nova de Gaia (perto do Cockburn’s Port Lodge). A iniciativa surge no âmbito do lançamento dos novos Portos “Tails of the Unexpected” – marcados pelo grafismo dos rótulos e packaging irreverente –, que vão ao encontro do posicionamento da Cockburn’s: uma marca de vinho do Porto arrojada que pretende cativar públicos mais jovens.

Os interessados em participar no desafio, intitulado The Cockburn’s & Montana Colors Porto Unexpected Street Art Competition, devem enviar as suas informações pessoais e portfólio para streetart@cockburns.com até ao dia 7 de setembro. No total serão selecionados doze artistas. Cada um vai ter direito a 100 euros em material Montana para preparar a sua criação, que deverá ser inspirada no Douro, Porto, Vila Nova de Gaia ou no vinho do Porto. Os participantes têm de ter mais de 18 anos.

 

O concurso irá decorrer durante o dia 18 de setembro. As criações vão ser avaliadas por um júri composto por grandes nomes do mundo da street art portuguesa – Contra, Fedor e Frederico Draw – e ainda por um representante da Symington. No final, artistas, visitantes e curiosos podem deslocar-se ao terraço das caves da Cockburn’s para mais um evento inesperado. Num ambiente descontraído e irreverente, o momento irá misturar vários tipos de arte: os cocktails da nova gama “Tails of the Unexpected”, a fogueira da cozinha do Belos Aires e a atuação do DJ João Dinis. A iniciativa arranca às 18h00 com o DJ Set.

Sobre a Symington Family Estates

Os Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal, desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão de produzir vinhos, em especial vinhos do Porto, de elevada qualidade com o seu forte compromisso com a região e as suas pessoas.