//Cursos ‘Wine & Spirits Education Trust’ (WSET)
Curso Wine and Spirits Education Trust

Cursos ‘Wine & Spirits Education Trust’ (WSET)

Presentes em apenas 5 escolas em Portugal, os cursos ‘Wine & Spirits Education Trust’ (WSET), disponíveis mensalmente em três idiomas diferentes, pressupõem uma visão holística do vinho e da viticultura.

A Plansel Wine School nasce da parceria da Quinta da Plansel, produtor de vinho de Montemor-o-Novo, com Wilmy Matton, uma apreciadora da vitivinicultura portuguesa e professora de vinhos na Holanda.

Com o intuito de trazer para Portugal o modelo de ensino ‘WSET – Wine & Spirits Education Trust’, a Plansel Wine School aposta numa formação com mais de 50 anos e que está presente em cerca de 70 países.

Curso Wine and Spirits Education Trust

Pela notoriedade internacional da certificação e o reconhecimento por parte das entidades empregadoras, o público-alvo dos cursos são profissionais de hotelaria e turismo que pretendem empoderar o seu curriculum vitae. A diferente origem das mentoras do curso acabou por fazer desta escola a única escola de vinhos WSET, em Portugal, a lecionar em 3 idiomas diferentes: português, alemão e inglês.

Plansel Wine School

Apesar de a escola ter como sede a Quinta da Plansel, para que os alunos possam complementar a formação na adega e na vinha, as aulas acontecem também na Escola Superior Agrária de Santarém e na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Os programas curriculares pressupõem uma visão holística do vinho e da viticultura, abordando em profundidade o ciclo de vida vinha e da vinificação, a anatomia da uva e da vinha, a fermentação alcoólica e os seus componentes, em contacto com diferentes tipologias de produção, estágio e armazenamento. Parte integrante dos cursos é também a aprendizagem do serviço de vinho, harmonização e análise sensorial de estilos diferentes de vinho, já que a formação WSET pressupõe um plano de aprendizagem sensorial denominado ‘Systematic Approach to Tasting Wine’.

Além do plano curricular, para fomentar o networking em contexto de sala de aula, a escola de vinhos conta com um corpo docente vindo de diferentes áreas de atividade. Além de Dorina Lindemann, da Quinta da Plansel, e Wilmy Matton, os cursos são lecionados por Maria Vicente, produtora da Casa 1927, e Pedro Ramos, Sommelier do restaurante Alma e criador de conteúdos digitais.

Neste momento já estão agendadas datas para o Nível I e II, bem como professores designados até julho.

 

Sobre a Wine & Spirit Education Trust (WSET)

A Wine & Spirit Education Trust (WSET) é o maior fornecedor mundial de qualificações em vinhos, destilados e saquê. Reconhecida pelas empresas e organizações de bebidas mais importantes do mundo, a WSET continua líder no desenvolvimento e ensino de cursos de vinhos e destilados faz já cinco décadas. Com a oferta de quatro níveis de estudo progressivos traduzidos para múltiplos idiomas e oferecidos através de uma rede de centros de ensino autorizados em mais de 70 países, as qualificações da WSET inspiram e capacitam não apenas profissionais, mas também entusiastas.

Saiba mais sobre as qualificações: https://www.wsetglobal.com/pt/portuguese-qualifications/

 

Sobre a Quinta da Plansel

A Quinta da Plansel está localizada em Montemor-o-Novo, no Alentejo Central, aproximadamente a 100 km de Lisboa e faz parte do DOP de Évora. Neste momento possui 70 hectares de vinhas, que originam cerca de 350000 litros de vinho.

Tudo teve início quando, há 35 anos, um jovem alemão chegou a Portugal com uma ideia de selecionar e catalogar as castas de vinho portuguesas. Descobriu rapidamente que para além da diversidade de cerca de 300 variedades diferentes, Portugal possuía algumas ainda desconhecidas, mas de grande potencial. Com a chegada da sua filha, a enóloga Dorina Lindemann há 20 anos, a adega Plansel nasceu e tem-se desenvolvido ao longo dos anos. Como apaixonada e estudiosa enóloga, Dorina é hoje a embaixadora de 3 castas de Portugal e com esforço e dedicação, conseguiu realçar as particularidades destas variedades: Touriga Nacional, Tinta Barroca e Touriga Franca.