//Cultura, património e vinho

Cultura, património e vinho

Este é o tema do ‘Congresso Europeu de Enoturismo’, em Torres Vedras, a 27 e 28 de junho.

Depois de ter sido, com o concelho vizinho de Alenquer, Cidade Europeia do Vinho 2018, Torres Vedras acolhe, no Auditório do Edifício Paços do Concelho o ‘Congresso Europeu de Enoturismo’.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Internacional de Enoturismo (AENOTUR) que dá continuidade aos Congressos Ibero-Americanos de Enoturismo e tem como tema ‘Cultura, património e vinho’.
O programa prevê, para a tarde do dia 27, a intervenção da presidente da AENOTUR, a brasileira Ivane Favero, que fará a apresentação das conclusões do 7º Congresso Latino Americano de Enoturismo realizado em junho de 2018. E ainda a apresentação da ‘Proposta da Zona Franca dos Vinhos do Brasil’, do ITER VITIS Europa e da Rede de Museus do Vinho.

No segundo dia dos trabalhos, 28 de junho, será apresentado pelas 10 horas o ‘Wine&Senses International Workshop’ e da parte da tarde far-se-á a apresentação do Projeto ‘Enoturismo.pt’, seguindo-se o projeto’“Strategies for wine tourism development: for winery managers and bwine tourists, a apresentação da V Conferência Mundial de Enoturismo a decorrer em Reguengos de Monsaraz no próximo ano e o Projeto Enoturismo Portugal do Turismo de Portugal

A organização do Congresso é da AENOTUR, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinhoe a ARPV – Associação das Rotas do Vinho de Portugal.

A Associação Internacional de Enoturismo, AENOTUR…
…é uma entidade sem fins lucrativos que nasceu em 2014 para juntar esforços na divulgação, no desenvolvimento e na inovação do mundo do turismo associado ao setor do vinho. É formada por municípios e entidades gestoras na área do turismo vinculado à cultura do vinho, assumindo-se como uma rede colaborativa de profissionais que usam um espaço promocional comum, fazendo de Aenotur um observatório internacional do enoturismo. Aenotur é uma organização aberta à participação de qualquer organismo, governo, empresa ou organização disposta a acrescentar valor aos territórios vitivinícolas, impulsionando o desenvolvimento sustentável, a criação de emprego e a proteção do património e cultura do vinho de cada região.

Programa em: http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/90758/