//Culinária portuguesa em competição na Alemanha

Culinária portuguesa em competição na Alemanha

Na 25ª edição das Olimpíadas de Culinária, Portugal faz-se representar por duas equipas.

A Makro Portugal é a patrocinadora oficial das Equipas de Competição Culinária da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) desde o primeiro momento. Entre 14 e 19 de Fevereiro, decorre a 25ª Edição das Olimpíadas de Culinária/IKA 2020 (IKA/Culinary Olympics2020) em Estugarda. A comitiva será liderada pelo Presidente Carlos Madeira e Paulo Pinto, Team Manager.

No evento deste ano, que reúne mais de 2000 chefs, apresentar-se-ão assim, duas equipas portuguesas. A sénior, cujo capitão é Celso Padeiro, é ainda constituída por Luís Gaspar (Capitão Adjunto), Pedro Monteiro, João Silva, Fábio Santos, Marcelo Santos, Diogo Ornelas, Joaquim Sousa (Chef Pastelaria) e João Simões.

Jorge Fernandes é o capitão e Hélio Gonçalves Capitão Adjunto da equipa júnior, constituída ainda por Paulo Vieira, Miguel Ramos, Sérgiu Ursu, André Serra, Tiago Silva, Tomás Pereira, Tomás Morgado, Iuri Duarte, Rafael Pombeiro e João Duarte.

Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal comenta que: “É mesmo com muito orgulho, não apenas nas equipas que representarão Portugal, mas também no caminho que a gastronomia portuguesa tem feito, que apoiamos as Equipas de Competição Culinária da ACPP desde sempre”

A competição é dividida em 2 provas:

A Mesa do Chef que acontece a 15 de fevereiro. Tem uma preparação de 5 horas, e é servida a 12 pessoas. Na mesa do Chef será servido em vários momentos: 2 x Dips ou manteiga ou paté, 6 x Finger foods (canapés), Travessa de peixe e marisco, Prato vegan, Prato principal de Borrego, Sobremesa, Petit fours, Escultura de chocolate, açúcar e pastilhagem.

O Menu Quente que vai a competição a 17 de Fevereiro, inicia com STARTER PORTUGAL NATIONAL TEAM (Rolo de lavagante com coentros, robalo corado com molho de caldeirada, ravioli de robalo, espargos brancos, saladinha de tomate e rebentos), MAIN COURSE PORTUGAL NATIONAL TEAM (Magret de pato recheado com foie gras e cogumelos, aba leitão assado com molho de vinho do Porto, bolinha de carne crocante, puré de batata doce e salteado de ervilhas, aipo e hortelã) e DESSERT PORTUGAL NATINAL TEAM (Bolo dacquoise de amêndoa, mousse e sablé de coco, gelatina de manga e maracujá, gelado de manga, fruta fresca).

As equipas têm 6 horas para toda a preparação do menu de raiz, sendo este servido a 110 pessoas.

Segundo Carlos Madeira, Presidente da Direção da ACPP, “A participação é o culminar de vários meses de preparação e intensos treinos, mostrando a ACPP, que o desafio lançado a todos os elementos das equipas está ganho à partida, pois a presença é fruto de enorme esforço dos envolvidos, todos eles com posições de destaque nas diversas cozinhas onde laboram”.

O sentimento com que partimos para estas competições é sem dúvida de vencedores! Obrigado Makro pela amizade e por todo o apoio.”

As Olimpíadas de Culinária são reconhecidas como o torneio mais importante da gastronomia global, sendo que reúnem mais de 2000 concorrentes de 59 nações, que em conjunto apresentam mais de 7000 menus.

As Equipas de Competição Culinária surgiram pela primeira vez em 1992 e fazem parte da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), membro da Federação Mundial de Chefs (WACS). Desde esse momento, as Equipas já participaram em dezenas de competições internacionais, tendo trazido medalhas de ouro, prata e bronze.