//‘Cor do vinho e da paixão’
canção

‘Cor do vinho e da paixão’

O tema ‘Morena da minha aldeia’ venceu o 1º Concurso Nacional da Canção Rural. Votação online começa no dia 25.

 

Interpretada por Rui Tanoeiro, também autor da letra e da música, a canção que representou o municipio da Chamusca foi a vencedora do concurso promovido pela AMPV e municipio de Pinhel – Cidade do Vinho 2020/22 que decorreu nesta cidade no passado dia 17 de junho. A Rui Tanoeiro foi também atribuído o ‘Prémio de Melhor Música’.

 

“Levo uma rosa vermelha/Cor do vinho e da paixão/Morena da minha aldeia/Vou roubar teu coração” é a última quadra do poema da canção vencedora que, como as restantes a concurso, fez uma  abordagem poética ao tema ‘mundo rural’, obrigatoriamente incluindo referências à vinha e/ou ao vinho.

 

Em segundo lugar ficou a canção representante do municipio de Santarém, com o título ‘Fiz-te um Poema’, com letra de Susana Alves e João Madeira que também fez a composição musical. Na interpretação de Susana Alves ouviu-se “Fiz te um poema/Num cálice de vinho/Na magia de um Syrah/ Mesmo que não estejas cá. A dupla de autores conquistou também o ‘Prémio de Melhor Letra’

 

canção

 

A representar o município de Beja, Fernando Pardal conquistou o terceiro lugar interpretando o tema ‘O Meu Compadre Bento’ e também o ‘Prémio de Interpretação’. Fernando Pardal é o autor da música e da letra onde, numa das quadras, conta que: À hora do entardecer/de olhos postos na vinha/vejo-a bela a crescer/sinto orgulho de ser minha.

 

canção

 

Alenquer com a canção ‘A Varanda da Estremadura’, interpretada pelo Grupo Cantares do Vento; Cantanhede com o tema ‘Sofia’ na interpretação de JPCavadas; Nelas com o Grupo Sem Nome a interpreter a canção ‘A Vindima’ e Viana do Castelo com a canção ‘Tudo volta ao mesmo lugar’ interpretada por Pedro Correia, foram os outros municipios concorrentes.

Com acompanhamento do Quinteto de Carlos Alberto Moniz, que assumiu também a direção musical, o evento teve direção geral e apresentação de Amilcar Malhó.

 

canção

Para assistir à gravação:

 

https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1161487138039768

 

Votação online para atribuir o Prémio do Público’

 

A partir do próximo dia 25 de junho as sete canções concorrentes estarão a votação online para conquista do ´Prémio do Público’ no valor de 750€, numa oferta da Casa Ermelinda Freitas.

 

A votação, a partir da data referida poderá ser feita em:

https://cancaorural.ampv.pt/