//Conheça quem faz: Lactifeita
lactifeita produtor

Conheça quem faz: Lactifeita

Uma história que começa, com o regresso do Iraque, em 1982

A história da Lactifeita remonta ao ano de 1982 quando Cristiano Lourenço, pai do atual proprietário Rui Lourenço, depois de muitos anos emigrado no Iraque, regressa ao seu país. Rui Lourenço decidiu, então, abrir um pequeno negócio de fabrico de queijo, nas traseiras da sua moradia.

Num espaço exíguo transformava diariamente cerca de 200 litros de leite em queijo fresco e requeijão com leite recolhido a pequenos produtores da região, que de seguida transportava numa pequena carrinha para os arredores de Lisboa.

Os anos foram passando, as vendas foram aumentando e em 1998 iniciou-se a construção de uma queijaria com 400 m². Em 1999, o filho Rui Lourenço tomou posse da gerência e deu início à grande evolução que a empresa tem vindo a registar ao longo dos anos, sustentada pela crescente procura de um produto de qualidade por parte dos clientes. Em 2005, a Lactifeita deu início a um projeto de ampliação das instalações, com modernas salas de fabrico e embalamento em ambiente controlado, laboratório para controlo de qualidade, áreas sociais e estacionamento próprio.

Mestres Queijeiros – Fabrico tradicional de Mafra

“O nosso maior compromisso é o constante controlo de qualidade de todos os nossos produtos.”

Atualmente a Lactifeita fabrica queijos frescos, requeijão, queijos curados e barrados. Todo o processo de produção é rigorosamente controlado, desde a seleção do melhor leite até à correta distribuição dos queijos, assegurando assim a qualidade do produto final.

Também a formação adequada de todos os colaboradores bem como a correta manutenção e higienização das instalações são determinantes para garantir as condições ideais de higiene e segurança alimentar, eliminando os riscos de contaminação (física, química ou biológica).

Para Rui Lourenço, gerente da Lactifeita, a satisfação do cliente é um elemento muito importante: “Preocupamo-nos com a satisfação dos nossos clientes, dando especial atenção à qualidade dos produtos e a todos os aspetos relacionados com o seu fornecimento, tais como – o respeito pelos prazos de entrega, as condições de armazenamento e distribuição, o controlo da qualidade, a verificação das quantidades e o eventual tratamento de reclamações. O cliente satisfeito é a nossa maior motivação.”

produtor lactifeita

Prémios

Na Lactifeita a qualidade do leite é verificada todos os dias, seguindo-se o processo de pasteurização e o controlo de qualidade está sempre presente em todas as etapas do processo de fabrico. A Lactifeita tem vindo a ganhar diversos prémios e distinções no ‘Concurso Queijos de Portugal’:

– Prémio Melhor Queijo Requeijão de Vaca 2013;

– Prémio Melhor Queijo Fresco de Cabra 2013;

– Prémio Melhor Queijo Fresco de Mistura 2016;

– Prémio Melhor Queijo Fresco de Vaca 2018.

Para o gerente estes prémios são “Um reconhecimento do trabalho de uma equipa de Mestres Queijeiros que trabalha com dedicação para levar a Marca MAFRA a todo o País.”

Preocupação Ambiental

Com uma preocupação sempre constante em acompanhar as melhores práticas de proteção ambiental, a Lactifeita adquiriu a primeira viatura Amiga do Ambiente. Esta nova viatura totalmente elétrica está igualmente equipada com sistema de refrigeração, como todas as outras, garantido a máxima qualidade na conservação e transporte dos produtos fabricados e distribuídos. A Lactifeita é, assim, a primeira empresa a utilizar veículos elétricos na distribuição de produtos em ambiente refrigerado.

Dar a conhecer ‘o que é nosso’

Este produtor é parceiro do SmartFarmer, negócio social da ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que iniciou este mês a distribuição de cabazes de frescos em Lisboa.

Um dos principais objetivos do SmartFarmer é dar maior visibilidade aos pequenos e médios produtores nacionais, dando a conhecer produtos de excelência produzidos em Portugal que muitas vezes passam por despercebidos. Para ir de encontro a esse objetivo todas as semanas é incluído um produto ‘cabeça de cartaz’ nos cabazes de frescos, um produto de um produtor parceiro que é colocado em destaque e ao qual é dedicado um artigo no Blog que conta a história do produto e do produtor. A semana passada o produto cabeça de cartaz dos cabazes foi, precisamente, o queijo curado da Lactifeita.