O tomate, o fruto do tomateiro, tem origem na América do Sul e daí se dispersou por todo o mundo, tornando-se num dos alimentos mais representativos da alimentação mediterrânica.
É um alimento importante a nível socioeconómico de Portugal, sendo um dos cultivos mais importantes no país, contribuindo com uma parte de receitas tradicionalmente portuguesas.
Existem inúmeras variedades de tomate, que variam no seu aspeto e no seu sabor. A cor que lhe é mais associada é o vermelho, embora se possam encontrar variedades amarelas ou verdes e de formas completamente diferentes.
Benefícios
É baixo em calorias, rico em vitamina C e contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e a prevenir doenças cardiovasculares.
Possui vitamina K1, que ajuda a fortalecer a saúde óssea e vitaminas do complexo A.
O consumo de tomate pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e o colesterol através do licopeno na sua composição, que também atua na prevenção de alguns cancros e na proteção da pele.
História
Foi dado a conhecer à população europeia através das viagens de Cristóvão Colombo que, ao chegar ao novo mundo, encontrou vários alimentos desconhecidos até ao momento na Europa, entre os quais, o tomate.
O tomate era um alimento que desempenhava um papel cultural para os povos indígenas e o seu cultivo há muito praticado no Peru, no Chile, no México e no Equador onde já existiam várias espécies de diferentes cores e tamanhos.
De início, o tomate não foi bem recebido na Europa, sendo consumido apenas em momentos de escassez e categorizado enquanto planta ornamental.
Só nos finais do séc. XVII é que começa a ser incluído em livros de receitas, tendo sido os italianos os primeiros a apreciar o tomate enquanto alimento.
Época
Atualmente encontra-se durante todo o ano, no entanto, é entre os meses de junho a outubro que o tomate está na sua época ideal.
Conservar
O tomate deve ser conservado em lugar fresco se estiver no seu estado natural. Também é comum encontrá-lo em polpa, em sumo, em concentrado, ou enquanto produto enlatado.
Utilizações
A sua versatilidade torna-o num alimento possível de ser utilizado de várias maneiras diferentes, frequentemente utilizado em saladas, refogados, estufados, molhos, em sopas, assado, seco, em doces, entre outros.
Receita
Creme de Tomate
Ingredientes
1 cebola; 1 bolbo de funcho; 1 cenoura; 1 kg tomate; 1 ovo; 1 lt água; 1 c.c de açúcar; azeite q.b; sal q.b; coentros q.b;
Preparação
Descasca-se a cebola e a cenoura e cortam-se grosseiramente. Ao bolbo de funcho, descartam-se os talos rijos e corta-se o restante.
Numa panela, deita-se o azeite e introduz-se os legumes previamente cortados, refoga-se um pouco, tapa-se e deixa-se cozinhar em lume brando.
Pelam-se os tomates e limpam-se de sementes, picam-se em pedaços e junta-se à panela, tempera-se com sal e deixa-se cozinhar durante mais 10 minutos.
Adiciona-se a água à panela e deixa-se cozer, quando os legumes estiverem cozinhados, tritura-se com o auxílio de uma varinha mágica.
À parte, coze-se o ovo, descasca-se e pica-se finamente.
Retifica-se o tempero da sopa, e adiciona-se açúcar caso esteja demasiado ácida.
Deita-se a sopa sobre os pratos e finaliza-se com o ovo e os coentros picados.
You must be logged in to post a comment.