//Conheça o Alimento: Pera Vitória
pera vitoria

Conheça o Alimento: Pera Vitória

A pera é um fruto apreciado há milhares de anos e conta com uma centena de variedades diferentes.

Pyrus communis é o nome dado à espécie botânica que agrupa a família da pera. A designação Pyrus, que significa pirâmide, tem origem na forma cónica a que a pera está usualmente associada.

Caracteriza-se pela sua polpa rija, doce e sumarenta e pela sua capacidade de poder ser colhida ainda verde, que do ponta vista comercial, a torna uma mais-valia.

A pera Vitória da Beira Baixa, produzida nas terras férteis da Cova da Beira, sub-região de Orjais, é a par do pêssego, uma excelente fruta de verão, que se distingue de outras variedades mais comuns pela sua cor avermelhada e elevada qualidade.

 

Benefícios

A pera é um fruto rico em fibra, vitamina A e vitamina C.

Também se caracteriza pelo seu baixo valor energético, elevado teor em água e pela quantidade apreciável de micronutrientes como vitaminas B1, B2 e B3, sódio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.

A fibra e água presentes na sua constituição podem contribuir para o bom funcionamento intestinal. Também auxilia na regulação dos níveis plasmáticos de colesterol LDL (mau colesterol) e contribui para melhorar a função cardiovascular.

 

História

Hoje encontra-se amplamente difundida em diversos continentes, tendo sido na Europa que se desenvolveram o maior número de variedades, no entanto, é o continente asiático o berço desta fruta, nas regiões da Ásia Menor.

Os primeiros escritos relacionados com a pera remontam à Grécia Antiga, onde já se tinha conhecimento de algumas variedades, apreciadas para fazer vinho com propriedades medicinais.

Seria utilizada também cozinhada com mel ou em conservas de vinagre.

 

Conservar

O seu armazenamento não deve ser feito em recipientes ou sacos fechados devido à produção de etileno, que acelera o processo de maturação, fazendo com que a pera se possa degradar mais facilmente.

Outro ponto a ter em conta é a capacidade da pera em absorver cheiros, daí dever ser armazenada longe de alimentos de aroma intenso.

A melhor pera é aquela que se apresenta firme, de pele lisa sem contusões.

 

Utilizações

Sendo uma fruta versátil, a pera tem diversas utilizações, podendo ser consumida ao natural, em saladas, tartes, doces, geleias, bolos, caldas, sumos, entre outros.

 

 Receita

 

Peras Bêbadas com Vinho do Porto

 

Ingredientes:

4 peras Vitória, 1 garrafa de vinho do Porto Ruby; 2 paus de canela, 1 anis-estrelado; 4 cravinhos; noz-moscada q.b; raspa de laranja; raspa de limão; pimenta preta q.b; sal q.b; 200 gr açúcar

 

Preparação:

Juntam-se todos os ingredientes, com excepção das peras, numa caçarola e deixa-se até levantar fervura, enquanto fervilha durante 5 a 10 minutos, descascam-se e descaroçam-se as peras, deixando o pé intacto. Adicionam-se as peras e mantem-se a fervura lenta durante cerca de 30 minutos, vão-se virando as peras para assegurar que ficam cozidas uniformemente. Quando devidamente cozidas, retiram-se as peras e reduz-se o seu molho até metade. Cobrem-se as pêras com o molho e serve-se.