//Conheça o Alimento: Nabo
nabo

Conheça o Alimento: Nabo

O nabo, de nome científico Brassica rapa, é uma planta herbácea, bienal cultivada como anual, podendo a raiz, ter coloração uniforme ou bicolor, sendo o branco e o roxo as cores mais vulgares.

Em Portugal, o cultivo do nabo concentra-se nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Bragança e Évora.

 

Benefícios

Caracteriza-se pela sua elevada percentagem de água e baixo valor energético, sendo por isso, um alimento interessante para incluir em dietas de controlo de peso.

Apresenta 2,2 gr de fibra por cada 100 gr, ajudando na redução do apetite e regulação do intestino.

A sua composição conta ainda com um alto valor em vitamina C, facilitando a absorção do ferro presente em produtos de origem vegetal (ferro não-heme), nomeadamente nas leguminosas. Por isso, a introdução de nabo em sopas com feijão, grão ou lentilhas vai contribuir para uma melhor absorção do ferro presente nestes alimentos.

 

Conservar

Os nabos devem ser conservados a temperatura de refrigeração, devidamente acondicionados.

Opte por nabos de tamanho mais pequeno, limpos e sem defeitos.

 

Utilizações

O nabo é ideal para sopas, purés ou como acompanhamento de pratos à base de peixe, arroz ou outros legumes.

As folhas, conhecidas por nabiças, são comestíveis enquanto ainda se encontram tenras. Após se desenvolverem endurecem e deixa de ser possível consumi-las, uma vez que não ficam tenras por mais que se cozam.

Uma maneira de perceber se ainda podem ser consumidas é cortar transversalmente a sua base. Se o centro estiver branco é porque já não está comestível.

 

Receita

Conheça uma receita neste artigo: ‘Sopa de nabos com feijão’