//Conheça o Alimento: Meloa
meloa

Conheça o Alimento: Meloa

A meloa é um dos frutos prediletos dos dias quentes de Verão, apreciada entrada ou como sobremesa.

As variedades Gália, com casca amarela, de polpa verde ou branca e a variedade Cantalupe, de polpa cor-de-laranja são os dois grandes tipos de meloa.

 

Benefícios

É um fruto constituído principalmente por água e de baixo valor calórico, no qual se destaca o elevado teor de potássio, vitamina C e carotenos, em especial a zeaxantina.

As variedades com uma coloração de polpa laranja ou amarela são mais ricas nestes constituintes do que as mais claras.

A meloa contribui para o equilíbrio dos fluídos nos organismos, prevenindo a gota, reumatismo e prisão de ventre.

É um alimento recomendado para a perda de peso, pela grande quantidade de água e fibra na sua constituição que ajudam a regular o apetite.

 

Época

De maio a setembro a meloa encontra-se na sua época.

A meloa deve apresentar uma casca firme, de cor forte, sem rachaduras ou partes moles e deve ceder levemente ao toque quando comprimida nas extremidades. Deve ainda apresentar um aroma suave e deverá ser pesada tendo em conta o seu tamanho para se verificar a sua qualidade.

 

Conservar

Se a meloa não estiver devidamente madura deve ser conservada em lugar fresco e arejado, depois de madura deve ser conservada em temperatura de refrigeração.

 

Utilizações

É usualmente consumida ao natural, podendo ser adicionada a saladas, sopas frias, ou enrolada em presunto para uma clássica entrada.

 

Meloa de Santa Maria dos Açores – IGP

Pertence à variedade Cantalupe e destaca-se pelas particularidades na sua produção.

A colheita deve ser feita quando o fruto apresentar início de fendilhamento na área que envolve o pedúnculo junto ao fruto. No ótimo de colheita o fruto apresenta-se amarelado e junto ao pedúnculo apresenta por vezes um aspeto raiado de verde.”, descrito no seu caderno de especificações.

Destaca-se pela sua polpa alaranjada e macia, de sabor doce e sumarento e por um elevado teor de vitamina C quando comparada a uma meloa ‘comum’ e um valor energético mais elevado.

A área geográfica delimitada é constituída por todas as freguesias da ilha de Santa Maria do arquipélago dos Açores.