//Conheça o alimento: Beringela
beringela

Conheça o alimento: Beringela

Conheça a beringela e esta sugestão para a confecionar.

As beringelas são cortadas às rodelas e colocadas em água e sal durante 20 minutos. Depois de enxutas e envolvidas em polme vão a fritar em azeite.

Nota: Há quem substitua a imersão colocando pedras de sal nas rodelas durante algum tempo para lhes diminuir a água

 

Tempura

Tempura é um prato clássico da culinária japonesa e consiste em fritar pedaços de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A receita da tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses.

 

A Beringela …

É um dos legumes mais conhecidos em todo o mundo. Além da beleza da cor roxa, contém vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e boas quantidades de niacina e potássio.

Alguns historiadores referem a Índia como local de origem da beringela com base em relatos do século V que mostram que a China já a cultivava. No entanto, tudo indica que o lugar mais provável da origem da beringela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali.

À Europa a beringela terá chegado no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha e Portugal.

A beringela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal.

A beringela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol mau), diminuir a pressão arterial, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral.

O prato apresentado foi confecionado no Restaurante «A Mila» em S. Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco e integra a ‘Carta Gastronómica Estrela Sul’ editada pela ADERES – Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul.