//Conheça o Alimento: Ameixa Branca
ameixa

Conheça o Alimento: Ameixa Branca

De consistência carnuda e suculenta, a ameixa é um fruto saboroso, repleto de qualidades nutricionais e ideal para os dias mais quentes.

A ameixa pertence à subfamília Prunoideae da família Rosaceae, juntamente com outras frutas de caroço duro como o pêssego, cereja e alperce.

A ameixa branca, das variedades Songold, Golden Globe e Golden Japan, têm a sua produção, a nível nacional, associada às regiões do Ribatejo e Oeste.

O destaque vai para a variedade Rainha Claúdia, conhecida por Ameixa d’Elvas.

 

Benefícios

Esta fruta apresenta baixo valor calórico e alto teor em fibra. No que toca às vitaminas e minerais, é de referir na sua constituição, a vitamina B1, vitamina A, vitamina E e potássio.

Entre os principais benefícios do consumo de ameixa destacam-se a melhoria do trânsito intestinal, a sua ação antioxidante e o seu papel a nível da saúde dos ossos.

 

História

O vasto número de espécies de ameixa terá diferentes origens. Pensa-se que a ameixa europeia tenha sido descoberta há cerca de dois mil anos, sendo originária da área próxima do Mar Cáspio, no entanto, análises a caroços pré-históricos nos vales suíços indicam que esta espécie pode ser indígena da região europeia.

Já a ameixa japonesa surgiu na China, junto ao Rio Yangtze, e predomina, agora, na zona este deste país.

Acredita-se que na época Romana, já existiam mais de 300 variedades de ameixas europeias, que, séculos mais tarde, por ação dos peregrinos, cruzaram o Oceano Atlântico e chegaram aos Estados Unidos no século XVII.

 

Conservar

Deverão ser conservadas a temperatura de refrigeração durante três a cinco dias quando maduras, se ainda não amadureceram, podem ser conservadas à temperatura ambiente. Uma vez que este fruto amadurece rapidamente, deve-se verificar o seu estado um ou dois dias após a compra, de forma a garantir que não amadureceram demais.

Na hora de comprar, é importante escolher as que se apresentam firmes, que resistem a pequenas pressões, brilhantes e intactas.

 

Utilizações

Por ser uma fruta versátil, pode ser consumida ao natural, seca e em conserva. É também utilizada em alguns pratos de doçaria tradicional portuguesa, como a sericaia com Ameixa D’Elvas, ou em sumos e batidos.

 

Ameixa d’Elvas DOP

O clima e o solo da região são adequados para o crescimento deste tipo de ameixa. As altas temperaturas registadas particularmente no tempo de amadurecimento resultam em frutas muito doces.

A área de produção está circunscrita aos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, no distrito de Évora e aos concelhos de Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel no distrito de Portalegre.

É uma ameixa verde de forma oval. A polpa é extremamente suculenta e tem um perfume intenso. Tem um pequeno caroço que sai facilmente da polpa do fruto.

São vendidas frescas, em passa ou em calda.