O ‘Melting Gastronomy Summit’ vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de novembro, no edifício da Alfândega do Porto.
A organização é da AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade em conjunto com a Academia Internacional de Gastronomia e prevê contar com mais de 30 oradores nacionais e internacionais.
Na apresentação, que teve lugar no Mercado de Matosinhos, António Souza-Cardoso, presidente da AGAVI, afirmou que o evento mostrará “a força que Portugal tem através da gastronomia” e garantiu que esta será uma oportunidade de afirmação de “Portugal no mundo”.
A inspiração da iniciativa está, de acordo com a AGAVI, sensacionalismo de Fernando Pessoa” e a comprovar a afirmação estão os quatro grandes painéis “que traçam o percurso natural que a gastronomia nos propõe”: Evocar Emoções, Expressar Sugestões, Consciência e Construção.
Miguel Esteves Cardoso, moderador do painel das Emoções, no primeiro dia, começou já a abrir o apetite para as conversas, ao abordar a ‘febre’ de tentar melhorar o que por vezes não pode ser melhorado, afirmando que “simplificar é a coisa mais difícil de fazer porque o resultado fica à vista”.
Ricardo Dias Felner, jornalista e escritor, será o moderador do painel “Expressar Sugestões” e debruçará a sua apresentação sobre tendências, seguindo a premissa “A que sabe o Futuro?”.
Nuno Queirós Ribeiro, cozinheiro-chefe especialista em alimentação saudável, vai desafiar os participantes a pensar nos impactos das nossas escolhas e José Diogo Albuquerque, ex-Secretário de Estado da Agricultura em Portugal, dará a sua visão sobre como é que a agricultura enfrentará os desafios da nova gastronomia.
Foto: ccalfandegaporto