//Congresso ‘Alimentação e Autarquias’

Congresso ‘Alimentação e Autarquias’

‘O papel da Alimentação na Identidade e Competitividade das regiões’ é o tema deste congresso a decorrer em Guimarães a 27 e 28 de junho.

Na apresentação do V Congresso de Alimentação e Autarquias a organização lembra que a alimentação é um dos principais fatores determinantes do bem-estar de uma comunidade, para além de ser um fator de crescimento, promoção turística e desenvolvimento das regiões. Por outro lado, as autarquias têm vindo a ganhar competências nas áreas da educação, futuramente na saúde, e em outras áreas como o planeamento urbano, serviços sociais, ambiente, cultura ou turismo e gastronomia onde a alimentação está muito presente e onde se pode fazer muita coisa.

Por essa razão, este congresso tem vindo a tornar-se, nos últimos anos, o lugar ideal para que as diferentes autarquias conheçam e apresentem os seus projetos nestas áreas e contactem com as melhores boas práticas do setor.

Para a edição deste ano voltaram a ser convidadas as autarquias que de norte a sul se destacam nestas áreas, com projetos que vão dar a conhecer e também, convidados internacionais que apresentarão o que de melhor se faz em outros países com tradição na área.

O tema do congresso deste ano é «O papel da Alimentação na Identidade e Competitividade das regiões». Um tema que permitirá olhar para a alimentação como meio para se ter uma região mais saudável, logo mais capaz de funcionar no seu todo e mais competitiva e geradora de riqueza, mas também sem perder a sua identidade alimentar que a faz mais diferenciada e atraente.

Este tema central irá desenvolver-se em cinco outros subtemas que serão abordados ao longo dos dois dias congresso:

O papel da alimentação saudável no crescimento e geração de emprego a nível local: da produção agrícola ao turismo gastronómico.

Projetos autárquicos de sucesso na área alimentar.

Competitividade das regiões e o estado de saúde e educação alimentar nas populações.

Desigualdades alimentares e sociais e o papel das Autarquias.

O desafio da inovação e tecnologia da área alimentar.

O Congresso tem o apoio científico e institucional da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, da Direção-Geral da Saúde e este ano contará com o apoio da ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave.

Mais em: http://www.alimentacaoeautarquias.pt