//Congresso aborda ‘Gastronomia e Turismo Rural’

Congresso aborda ‘Gastronomia e Turismo Rural’

Em Ponte da Barca, de 28 a 30 de abril, realiza-se o Congresso Internacional «A Animação Sociocultural: Turismo Rural e desenvolvimento Comunitário».

Organizado pela INTERVENÇÃO – Associação para a Produção e Divulgação Cultural, uma associação de âmbito nacional, o evento decorrerá na EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Minho e conta com 35 especialistas/conferencistas nacionais e estrangeiros, vindos de universidades portuguesas, brasileiras, espanholas, italianas e de instituições vocacionadas para a intervenção turística que irão dissecar vários temas.

5.1Os temas em análise estão distribuídos por 9 painéis: Turismo, Saúde, Ócio, Tempo Livre e intervenção terapêutica no Espaço Rural; Turismo paranormal e religiosidade no espaço rural; Animação Sociocultural, turismo e ruralidade, património, intervenção social, cultural, educativa e desenvolvimento local; As Artes e a Cultura como meio de Animação turística rural e educação comunitária; Animação, gastronomia, tradição e inovação no espaço rural; Turismo rural – Educação e Animação Ambiental, criatividade e empreendedorismo; Relatos de Projetos e Experiências de Turismo no Espaço Rural a nível nacional; Relatos de Projetos e Experiências de Turismo no Espaço Rural em Ponte da Barca; Os Incentivos e apoios ao turismo e desenvolvimento rural.

O diretor do Jornal dos Sabores, Amilcar Malhó apresentará neste congresso uma comunicação subordinada ao tema: A gastronomia/vinho como produto turístico, nomeadamente no espaço rural.

Destacam-se ainda as seguintes 4 conferências temáticas: Conferência de abertura pelo Professor Doutor Álvaro Domingues da Faculdade de Arquitetura / Universidade do Porto e subordinada ao tema Turismo Rural e Ruralidade – realidades e ficções; Conferência proferida pelo Senhor Professor Doutor Carlos Fragateiro – Universidade de Aveiro e subordinada ao tema: Cultura, Turismo e Desenvolvimento Comunitário; Dialogo com o Padre António Lourenço Fontes à volta da sua intervenção no espaço rural, com abordagens à organização dos congressos de medicina popular e as sextas-feiras 13, a animação sociocultural, o teatro religioso, a intervenção comunitária, o empresário turístico no espaço rural e o projeto hotel rural de Mourilhe; Conferência de Encerramento pelo Senhor Professor Doutor Luís Moreno da Universidade de Lisboa / Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, subordinada ao tema desenvolvimento rural e intervenção comunitária.

Destaca-se ainda um interessante programa de animação à volta da temática do congresso e uma feira do livro de Animação Sociocultural, Turismo e animação comunitária.

O Congresso Internacional «A Animação Sociocultural: Turismo Rural e desenvolvimento Comunitário», conta com o alto patrocínio do Município de Ponte da Barca e como o poio da Secretaria de Estado da Juventude, Fundação INATEL, Casa do Professor, Epralima, Sabseg seguros, Areal editores e Delta cafés. O referido evento é coordenado pelo Dr. Franclim Sousa, Dr. José Dantas Lima Pereira e Prof. Doutor Marcelino de Sousa Lopes.