Só deve congelar alimentos em congeladores que tenham quatro estrelas. Os de três servem apenas para conservar os produtos comprados já congelados.
Tenha em conta que o número de estrelas define o prazo máximo de conservação dos alimentos nos congeladores, de acordo com as temperaturas atingidas no interior dos mesmos. Existem diversas capacidades de congelação mas atualmente a maioria dos modelos disponíveis no mercado já são de quatro estrelas.
No mercado existem congeladores com uma estrela, com temperatura até -6º que conservam congelados até 1 semana. Com duas estrelas e temperaturas até -12º, conservam os congelados até um mês. Com três estrelas, temperaturas até -18º os alimentos previamente congelados duram até um ano.
Mas são os congeladores de quatro estrelas, com temperaturas entre os -18º e -24º, os únicos que permitem congelar alimentos.
Lembre-se que quanto mais frescos forem congelados os alimentos melhor e se o aparelho possuir função de congelação rápida deve ligá-la para alimentos que se encontram à temperatura ambiente.
Nunca deve introduzir diretamente no congelador alimentos quentes, devendo deixá-los arrefecer antes de os guardar. No caso de cozinhados líquidos, não encha o recipiente até ao cimo. Os alimentos dilatam com a congelação, podendo acabar por abrir a tampa.
Se pretende congelar hortaliças lave-as com água abundante, elimine as partes não comestíveis e mergulhe-as durante um ou dois minutos em água a ferver para destruir as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento). Por fim, passe-as por água fria, seque-as e congele-as.
No caso da carne e do peixe, depois de retirar ossos e a gordura excessiva e no caso do peixe escamas e tripas corte logo no tamanho que pretende para cozinhar.
O período máximo de conservação no congelador, a -18ºC é para frutos (pera, maçã, morangos) e hortícolas (cenoura, abóbora) cozidos e arrefecidos: 12 meses; no caso de bifes de vaca sem gordura, salsichas frescas, frango e peru: 10 meses; os queijos de pasta mole ou semimole (Azeitão, Serra da Estrela, brie) não devem exceder os 8 meses; se congelar pão, massa folhada ou quebrada, bolachas e crepes, manteiga, carne de porco pouco gorda, coelho, lebre e caça, peixe magro ou meio gordo (pescada, raia) o período máximo de congelação deve ser 6 meses; as massas para pão e pizas, tartes de fruta, peixe gordo (atum, salmão, sardinhas, carapaus), marisco, sopas, sobras de pratos cozinhados (lasanha, bacalhau com natas) devem estar no congelador, no máximo 3 meses.
A melhor forma de descongelar alimentos é colocá-los no frigorífico, de véspera.
Fonte: Deco
You must be logged in to post a comment.