//Confraria do Bacalhau recebeu «achadora» de garrafa

Confraria do Bacalhau recebeu «achadora» de garrafa

A Confraria do Bacalhau recebeu em Ílhavo a jovem irlandesa que encontrou, na praia, uma das 38 garrafas lançadas ao mar no ano passado.

A jovem Irlandesa Áine Ní Fhlaithearta, a primeira a encontrar uma das garrafas lançadas no trajeto Terra Nova – Aveiro, pelo Confrade Zé Pequeno foi recebida pela confraria que tem sede em Ílhavo.

Uma comitiva, constituída pela jovem, a irmã e o pai, confrades e um representante da firma patrocinadora da visita (Rui Costa & Sousa), foram recebidos pelo Vereador do município de Ílhavo Paulo Costa, que lhes falou da região e ofereceu uma peça da Vista Alegre e publicações alusivas à região. Seguiu-se uma visita pelas ruas típicas de Ilhavo, ao Museu Marítimo de Ílhavo onde decorreu uma visita guiada. Após o almoço, na empresa bacalhoeira patrocinadora, realizou-se a visita às instalações e às praias do concelho.

A convidada da Confraria do Bacalhau teve também a oportunidade de conhecer e participar no Festival do Bacalhau que decorreu em Ílhavo entre os passados dias 9 e 13 de agosto, em cuja organização participa a confraria.

Recorde-se que de acordo com o documento, escrito em português e inglês, no interior das garrafas referia-se que o «achador» da garrafa “é convidado a contactar a confraria para marcar presença no Capítulo Anual em janeiro ou no Festival do Bacalhau, em agosto, dois eventos gastronómicos promovidos pela Confraria”.

Conheça, (ou recorde) toda a ‘história’ desta iniciativa e o «achamento» da garrafa.

Foto: Carlos Manuel Duarte

https://jornalsabores.com/encontrada-garrafa-mensagem-da-confraria-do-bacalhau/