//Confraria do Bacalhau em livro holandês

Confraria do Bacalhau em livro holandês

Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau integram o conteúdo de obra literária editada na Holanda.

A Embaixada dos Países Baixos em Lisboa reuniu editores, tradutores, professores universitários de Coimbra e Lisboa, Corpo Diplomático e outros convidados para assinalar a publicação, na Holanda, do novo livro da jornalista/escritora holandesa, Lieke Noorman, ‘Portugal uma viagem no tempo de norte a sul”.

Entre os convidados esteve também a Confraria Gastronómica do Bacalhau que, tal como Ílhavo, integram o conteúdo da obra. Efetivamente, a Confraria com os seus rituais e Ílhavo com a história da pesca do Bacalhau e as suas gentes, ocupam 42 das 204 páginas do referido livro.

A Embaixadora Nienke Trooster usou da palavra, para elogiar o novo livro da autora destacando o facto de ter demorado mais de 30 anos para a sua execução já que viveu intensamente os lugares que visitou para assim transmitir o que realmente viu e sentiu.

Para a autora “foi amor a primeira vista, fiquei encantada com Lisboa, o fado e as pessoas, as viagens por Trás os Montes, onde encontrei um mundo intrigante e inesquecível. Viajei muito por este pais, pois escrevia reportagens para jornais holandeses e foi destas visitas que nasceu a ideia de uma viagem no tempo, retomar o caminho que tinha percorrido há 30 anos e procurar as minhas memórias de Portugal do fim dos anos oitenta…”, afirmou Lieke Noorman.

Lisboa e o fado, Alentejo e a reforma agrária, Santa Comba Dão e Salazar, Coimbra e os estudantes, Fátima a devoção e o comercio e Ílhavo com a historia da pesca do bacalhau, as suas gentes e a Confraria Gastronómica do Bacalhau com os seus rituais, são temas deste livro, de 204 paginas, sendo 42 dedicadas a Ílhavo/bacalhau, que através do tempo leva o leitor a sentir Portugal como sentiu a autora que se diz apaixonada pelo nosso pais.

Após o reconhecimento pela critica literária holandesa, aguarda-se agora a tradução para português e consequente edição.