//Confraria da Dieta Atlântica vai nascer no Porto

Confraria da Dieta Atlântica vai nascer no Porto

Nova Confraria será apresentada no dia 16 de novembro no Melting Gastronomy Summit.

“Melting é o primeiro Congresso Internacional de Gastronomia em Portugal. Este encontro promove uma reflexão aberta sobre as vontades, as descobertas e as experiências, a gestão do alimento e os novos negócios do agro-alimentar e do turismo”.

É assim que a organização ‘apresenta’ no seu site este evento a decorrer entre 14 e 16 de novembro na Alfândega do Porto, numa iniciativa da Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (Agavi).

O Melting Gastronomy Summit abrirá portas com a realização do Melting Talk, um conjunto de quatro conferências para debater matérias como Sensações, com a moderação a cargo de Miguel Esteves Cardoso, Partilha, por Ricardo Dias Felner, Consciência, sob a batuta de Nuno Queiroz Ribeiro, e Construção, com o apoio de José Diogo Albuquerque. Segundo Souza-Cardoso, os painéis irão refletir a gastronomia numa perspetiva “fora da caixa”, com momentos de degustação e até de preparação de alimentos.

Esta edição pioneira, para a qual a ambição é atrair um mínimo de cinco mil pessoas “será o ponto de partida para um movimento de globalização da gastronomia” prometeu António de Souza-Cardoso, presidente da Agavi.

Está prevista para a manhã do último dia a apresentação da Confraria da Dieta Atlântica, uma ação que envolve entidades galegas e portuguesas, e o lançamento do manifesto para a candidatura da Dieta Atlântica a Património Imaterial da UNESCO.

A AGAVI

A AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade – é uma associação empresarial sem fins lucrativos que se tem afirmado como um ponto de encontro e interação entre diferentes parceiros e agentes económicos, visando sempre contribuir para um maior dinamismo do setor agroalimentar. Constituída no dia 7 de outubro de 2010, a AGAVI conta com membros fundadores como a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AHRESP, a AEVP – Associação de Empresas do Vinho do Porto, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entre outros representativos das diferentes regiões do país.

http://www.meltinggastronomysummit.com