//Concurso vinho/culinária

Concurso vinho/culinária

Até 16 de maio, decorrem inscrições de restaurantes para ementas harmonizadas com vinhos da Beira Interior

A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) anunciou a 2ª edição do Concurso de Restaurantes que, este ano, será alargado a restaurantes de todo país que queiram dar a conhecer as suas criações gastronómicas harmonizadas com vinhos daquela região.

Rodolfo Queirós, Presidente da CVR da Beira Interior, anunciou o arranque da segunda edição daquele que é já o melhor concurso do género na região. A presidência do júri está a cargo de Fernando Melo, conceituado crítico de vinhos e comida. Foi reunido um júri das áreas da cozinha, turismo, cultura, ensino, jornalismo e enologia. Este irá visitar os restaurantes inscritos no Beira Interior Gourmet.

A grande novidade desta edição é a possibilidade de participação de restaurantes de todo país – e não apenas da região – com apresentação de criações culinárias harmonizadas com vinhos da Beira Interior. A primeira edição do concurso em 2020 “demonstrou vastamente a aptidão dos vinhos da região para os diferentes momentos da refeição, e este passo que estamos a dar é também uma evidência confirmada pelo êxito dos vinhos Beira Interior nas mesas de inspirações diversas, de norte a sul do país” referiu Rodolfo Queirós.

 

O Concurso vai desenvolver-se nas categorias Cozinha regional/tradicional, Cozinha criativa/evolutiva e Cozinha europeia e do mundo.

– Restaurante “Cozinha Tradicional/ Regional” – restauração com menus de cozinha regional, que utiliza produtos da Beira Interior ou da região onde está inserido, com ambiente típico ou contemporâneo.

– Restaurante “Cozinha criativa/Evolutiva” – restauração com cozinha elaborada e serviço especializado, com Chef de Cozinha e com ambiente de algum requinte.

– Restaurante “Cozinha Europeia e do mundo” – restauração com uma cozinha tradicional de outros países ou “fusão” com ambiente contemporâneo ou clássico.

Os promotores pretendem com esta iniciativa valorizar (sobretudo) os vinhos DO Beira Interior e IG Terras da Beira, os seus produtores, promovendo a excelência na restauração da região.

O período de inscrição decorre até ao próximo dia 16 de maio e cada restaurante definirá um menu a preço controlado, que irá estar disponível ao grande público durante o período entre 28 de maio a 25 de julho, altura em que o júri visitará todos os restaurantes concorrentes.

Esta iniciativa, insere-se na estratégia de promoção do enoturismo da região, onde a recentemente criada Rota dos Vinhos da Beira Interior, faz deste evento uma aposta no desenvolvimento da região.