//Concurso de ideias: ‘Monumento Cidade do Vinho’

Concurso de ideias: ‘Monumento Cidade do Vinho’

RECEVIN e a AMPV lançam concurso para criação de uma obra de arte pública alusiva
às distinções de ‘Cidade do Vinho’, de âmbito europeu e nacional.

O objetivo é “colocar à prova a capacidade para, valorizando a arte urbana local, criar um monumento escultórico alusivo à “Cidade do Vinho”, enquanto galardão atribuído internacionalmente pela RECEVIN- Rede Europeia das Cidades do Vinho e, a nível nacional, pela AMPV- Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, refere comunicado conjunto dos referidos organismos.

Subjacente a esta ideia está o entendimento de que a arte, através da escultura materializa, no plano simbólico, memórias e identidades culturais. Nesse sentido, a intervenção artística no espaço público e a relação da obra com as particularidades do local que a acolhe passam a constituir um referencial da paisagem urbana, indissociável das dimensões cultural e identitária local.

As ideias apresentadas serão avaliadas por um júri, onde figuram especialistas nas áreas cultural, política, promoção e marketing.

Os 3 melhores projetos são apresentados publicamente, em momento e cerimónia adequados.

O vencedor verá o seu projeto concretizado e replicado nas diferentes Cidades do Vinho em Portugal, com a devida identificação de autoria.

Cada artista pode apresentar a concurso até 2 (dois) projetos artísticos.

Para mais informações contactar:
AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho através do endereço eletrónico: ampvinho@gmail.com