//Concurso de Fotografia ‘O Melhor da Bairrada’ já tem vencedores

Concurso de Fotografia ‘O Melhor da Bairrada’ já tem vencedores

A neblina que percorre a vinha em o “Amanhecer”, de Hélder Coelho, a paisagem da “Bairrada no Outono”, de Miguel Ferreira, e o início da maturação da uva no “Pintor”, de Edna Nunes, todos de Anadia, conquistaram, respetivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares do Concurso de Fotografia ‘O Melhor da Bairrada’, uma estreia, que aconteceu no âmbito do ‘BAIRRADA Vinhos e Sabores’, evento que decorreu recentemente, no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos.

As fotos foram escolhidas de acordo com os critérios estabelecidos pelo júri do concurso, orientado por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, e composto por profissionais nas áreas da fotografia, do jornalismo e das artes visuais, e estão exibidas na exposição criada para o efeito durante o ‘BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017’, o evento que melhor promove o ‘Vinho’ e os ‘Sabores’ da muito especial região bairradina.

Tal como prometido, os artistas vencedores foram premiados com vouchers Rota da Bairrada, no valor de 500, 250 e 150 euros, para 1.º, 2.º e 3.º prémio. Os mesmos podem ser convertidos em estadas, provas de vinhos, experiências gastronómicas ou produtos locais, com o objectivo de conhecer a Bairrada em toda a sua plenitude.

Participaram na primeira edição deste desafio oito amantes de fotografia, curiosamente todos da região – Anadia, Aveiro e Condeixa-a-Nova – tendo, cada um, enviado duas fotos, o que perfaz um total de 16 retratos. O concurso estava aberto a profissionais e a meros amantes de fotografia – excluindo-se os elementos do júri – e consiste em captar o vasto património cultural e natural da Bairrada, as tradições da vinha e do vinho, passando pelas iguarias do receituário regional, as artes e as suas gentes, bem como as características particulares da paisagem que preenche tão pitoresca região.

Fotos
Capa – 1º lugar
Interior – 2º e 3º lugar