//Concurso de vinhos e territórios

Concurso de vinhos e territórios

Emissão online vai mostrar os ‘bastidores’ da 1ª edição do concurso ‘Cidades do Vinho’.

Neste concurso único em Portugal não são premiados apenas os vinhos mas também os seus municípios de origem.
Depois de dois adiamentos motivados pela pandemia, a primeira edição do concurso ‘Cidades do Vinho’ irá decorrer na cidade algarvia de Lagoa a 7, 8 e 9 de maio numa organização conjunta da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).

Serão mais de meio milhar de vinhos do continente e ilhas a ser avaliados por um júri presidido por António Ventura e constituído por três dezenas de enólogos e outros profissionais ligados ao vinho, num evento cujo “fator diferenciador terá sido decisivo para o Presidente da República, atribuir a este nosso concurso o seu Alto Patrocínio, o que muito nos orgulha”, refere José Arruda, secretário-geral da AMPV.

Outra caraterística que torna este concurso singular é a participação dos vinhos inscritos, no Concurso Europeu que irá decorrer em finais de maio em Itália, e que há 18 anos é promovido pela associação italiana Città del Vino.

No dia 6 de maio decorrerá no mesmo local, o Convento de São José, em Lagoa, o XIII Concurso de Vinhos do Algarve, com mais de uma centena de vinhos a concurso, numa organização da Comissão Vitivinícola Regional do Algarve.
‘Bastidores’ de um concurso de vinhos

A organização do concurso ‘Cidades do Vinho’ promove uma emissão online, na sexta-feira, dia 7, às 18 horas, na qual promete dar a conhecer as várias fases da produção deste evento, como por exemplo a receção e numeração dos vinhos, a preparação e serviço, bem como a atuação dos elementos do júri, entre outros pormenores.

O programa que contará também com algumas entrevistas, será emitido através das páginas de facebook ‘Municipios do Vinho’ e ‘Jornal dos Sabores’ entre outras.

Foto Camara: PIXNIO