//Concurso de vinhos ‘dois em um’

Concurso de vinhos ‘dois em um’

Um vinho, dois representantes. Uma inscrição dois concursos, ou talvez três. Confuso(a)?

Trata-se, de facto, de um concurso de vinhos que apresenta características diferentes e um conjunto de aliciantes para os produtores que nele participam. Mas vamos por partes.

O Concurso ‘Cidades do Vinho’, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), terá a sua primeira edição em Lagoa, de 26 a 29 de novembro de 2020 e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

A apresentação pública acontece a 26 de setembro, pelas 16.30 e poderá ser acompanhada em direto, nas páginas de facebook indicadas no final da página.

Este concurso único em Portugal, aposta na promoção dos vinhos diretamente associados aos territórios e, por isso, os municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos do respetivo território concelhio. Ou seja, cada vinho a concurso representa o produtor e o município, com atribuição aos primeiros de medalhas de Grande Ouro, Ouro, Prata e Bronze e aos segundos, certificados que atestam a atribuição dos prémios.

Para além disso, cada vinho inscrito para o certame ‘Cidades do Vinho’ fica automaticamente inscrito para participar também, em 2021, no ‘Concorso Enologico Internazionale Città del Vino’ que se realiza de 21 a 23 de maio, em Castelvetro di Modena (Itália). Sem qualquer custo adicional, nem mesmo para o transporte dos vinhos, que fica a cargo (e encargo) da organização do concurso português.

Mas há mais: o vinho mais pontuado entre os que se incluem em cada uma das regiões vitivinícolas portuguesas no concurso ‘Cidades do Vinho’, a decorrer em novembro na cidade algarvia de Lagoa, vai participar na primeira edição da ‘Prova Nacional de Vinhos’ que acontecerá em maio de 20121 na Anadia, com a participação de mais de meio milhar de ‘jurados’. Sim, leu bem, mas em breve haverá mais informação.

António Ventura, ex-presidente da direção da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura (APEV) preside ao júri deste concurso que tem como presidente da Comissão de Honra Vasco D’ Avillez, que conta com mais de 40 anos dedicados ao setor do vinho, e o presidente da Comissão Científica é o especialista e investigador António Curvelo Garcia.

O concurso ‘Cidades do Vinho’, organizado pela ARVP – Associação das Rotas do Vinho de Portugal em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho será realizado em colaboração com a RECEVIN (Rede Europeia de Cidades do Vinho), a Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura – AEPV, a Federação Internacional – Iter Vitis (Itinerário Cultural Europeu), o Município de Lagoa.

Para mais informações e inscrição de vinhos: https://concursocidadesdovinho.pt/

Pode assistir, no dia 26, em direto a partir das 16.30, à apresentação do concurso nas páginas de facebook:
https://www.facebook.com/concursocidadesdovinho
ou
https://www.facebook.com/jornaldos.sabores