//Comida ‘medieval’ em Silves

Comida ‘medieval’ em Silves

Feira Medieval, de 9 e 18 de agosto, tem propostas ‘gastronómicas’ da época.

Um banquete que acontecerá diariamente, vai permitir degustar diversos pratos que refletem a gastronomia muçulmana e cristã da época a que se reporta esta edição do evento.

Várias entradas despertam o paladar para esta aventura gastronómica: cenouras e azeitonas temperadas, torresmos, linguiça assada, queijos, presunto, salada de beterrabas, Zalouk (um prato feito à base de beringela), peixinhos da horta, lentilhas, salada de Couscous. Seguem-se diversos pratos principais, entre os quais uma empada de aves, boldroegas (almondegas), carnes grelhadas e leitão assado e o repasto termina com fruta e outras sobremesas, como a laranja com canela, a torta de mel, a torta de laranja, a torta de alfarroba, as almojávenas de requeijão, o bolo de laranja e o bolo de mel e azeite com calda de mel e medronho.

“A ideia é que os visitantes, se o desejarem, possam experimentar um tipo de refeição que não é bem o que se encontra nas diversas tasquinhas e tabernas localizadas nas várias áreas de restauração”, explica Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. “Queremos que a experiência seja total e imersiva e, por isso, a comida é parte integrante da nossa proposta. Este seria um banquete que poderia ser servido ao Embaixador Al-Gazalī e a convidados seus cristãos, já que que inclui pratos que pertencem às gastronomias quer muçulmana, quer cristã e que respeitam os preceitos religiosos que ambas impõem”, conclui a autarca.

Mas quem não queira participar nesta proposta, poderá desfrutas de muitas outras ofertas gastronómicas apresentadas pelas tasquinhas e tabernas que se localizarão no perímetro da XVI Feira Medieva de Silves, já que mesmo no que toca a estes espaços, a organização dá indicações claras, no sentido de que os alimentos confecionados não deverão conter ingredientes desconhecidos na Idade Média, como a batata, os pimentos, entre outros (sobretudo, devido ao facto de serem provenientes do continente americano). Procura-se, igualmente, estimular o trabalho de pesquisa e recolha de receitas de origem medieval e a sua reprodução.

A décima sexta edição da Feira Medieval de Silves realiza-se entre os próximos dias 9 e 18 de agosto, no centro histórico desta cidade algarvia onde de recordará Xilb e os Vikings, na recriação do ambiente político e bélico que se vivia no ano de 844, quando de Silves saiu em missão diplomática um embaixador, que de barco chegou ao território dos Majus (Vikings).

Entre as 18h00 e a 01h00 os visitantes terão oportunidade de viver aventuras únicas: duas sessões por dia dos jogos de guerra entre Muçulmanos e Vikings, animação exclusiva no Castelo, manjares medievais, experiências memoráveis, como a recriação de diversos rituais Vikings (ritual de casamento, sacrifício humano aos deuses, ritual da águia de sangue e ritual fúnebre) que farão regressar a outras épocas e perceber o que a cidade terá sido outrora.